23 agosto, 2019
Comentários

CDL Barra Mansa inova e investe em energia limpa e renovável

Entidade é uma das pioneiras na utilização de energia solar no município, buscando a cooperação com o meio ambiente e sustentabilidade em todos os aspectos

A energia solar já é uma realidade no Brasil e, desde 2012, vem deslanchando e acumulando números impressionantes de instalações a cada ano. Isso graças a seus diversos benefícios. Além de ser limpo, mais barato e com menor impacto ambiental, o sistema traz a possibilidade de economia de até 95% na fatura de energia elétrica. Outra grande vantagem é poder se precaver diante das oscilações do custo da geração elétrica, que ora surge com aumentos consideráveis e repentinos em suas contas. O custo/benefício também vale a pena, já que o tempo médio de vida útil de uma placa solar é de 25 anos. Ou seja: o sistema garante excelentes benefícios a curto, médio e longo prazo.

Pensando no desenvolvimento econômico, social e sustentável, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL BM) acaba de implantar seu próprio sistema gerador de energia solar, apostando em alternativas limpas e renováveis também como forma de diminuir os custos com a energia elétrica em sua sede. A tecnologia já está em funcionamento na entidade.

O presidente Xisto Vieira Neto explica que foi utilizado o modelo de energia on grid, onde o excesso de geração é inserido na rede e, quando não há geração, usa-se a energia da distribuidora, sendo este débito/crédito compensado ao final do mês, com uma economia de cerca de 90%. Com a iniciativa, a CDL BM espera também incentivar os empresários da cidade a buscar pela economia e sustentabilidade em seus estabelecimentos. “A expectativa é de retorno do investimento em até cinco anos, e, após este período, mais 20 anos antes da necessidade de se fazer qualquer intervenção na instalação”, aponta Xisto, lembrando que o estado do Rio de Janeiro é o quarto maior produtor de energia fotovoltaica do país.

Com o sistema de energia solar, os módulos fotovoltaicos - popularmente conhecidos como placas solares - fixados no telhado captam a luz do sol e convertem em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas das quais são compostos. Este é um dos sistemas que mais crescem no Brasil e dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que o país deverá ter um salto de 44% na capacidade instalada de energia solar ao fim de 2019, o que, segundo o levantamento, deve marcar uma virada para o mercado solar brasileiro. Cabe ressaltar que o Brasil já está bem posicionado no âmbito mundial em se tornar uma referência em energia solar. Nesta corrida tecnológica, o país perde para a Alemanha, China e Estados Unidos, mas a expectativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é que até 2024, o Brasil deverá ter quase um milhão de unidades produtoras de energia solar.

Um fator que, certamente, irá favorecer esse deslanche é a oferta de financiamentos específicos para a aquisição dos sistemas. Hoje bancos, tanto públicos como privados, oferecem opções vantajosas, com prazos, taxas e juros atrativos que possibilitam ao consumidor pagar pelo seu sistema com a própria economia de energia garantida na conta de luz.

Vale lembrar, no entanto, que tramita uma revisão da Resolução Normativa n° 482, de 2012, da ANEEL, que trata sobre a tarifação da energia solar fotovoltaica e de outras fontes de energias renováveis. Segundo a Absolar, se as regras vigentes forem mantidas, além de o país poder ter um incremento de quase 700 mil novos empregos no setor de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica até 2035, garante-se que, ainda, a cada R$ 1 investido pelo governo em energia solar fotovoltaica, o setor devolve R$ 3 em emprego, renda e outros benefícios. Do contrário, com as alterações sugeridas, o consumidor que queira gerar a sua própria energia deverá pagar mais caro por ela, o que, segundo a associação, representaria ‘um retrocesso dentro de um sistema que só vem crescendo e ajudando a sociedade’. A expectativa do segmento é de que até o fim deste ano haja uma decisão.

A sede da CDL Barra Mansa, localizada no bairro Ano Bom, teve sua fachada reformada recentemente. Moderno, o local conta com diversas salas de reuniões, salas de atendimento espaçosas, um amplo auditório e muito mais. Agora, o imóvel agrega valor ambiental e inovação com o novo investimento, sempre em busca de oferecer mais conforto e comodidade aos funcionários, associados e pessoas em geral que procuram pelos serviços da entidade.

Comentários