31 agosto, 2017
Comentários

Cemae expõe artesanato no térreo da Prefeitura de BM

Oficinas do CEMAE funcionam como agregador social para as pessoas portadoras de deficiência; renda arrecadada com a venda dos artesanatos é revertida em benefício dos alunos

O CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) – programa que atende cerca de 60 alunos com deficiências mental, física ou cognitiva, realizou nesta quinta-feira, dia 31, no térreo da Prefeitura de Barra Mansa, uma exposição com venda dos produtos feitos pelos estudantes da Oficina Profissionalizante Professora Didi Coutinho.

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), a oficina é realizada na Avenida Francisco Vilela, nº 347, Centro. “Fazemos tudo com materiais recicláveis. Recebemos doações de rendas, tecidos, jornais. Temos diversas oficinas para nossos alunos especiais, como culinária, marcenaria, artesanato dentre outros”, disse Sílvia Victória Coutinho, diretora da oficina.

“Depois que os alunos fazem os produtos, com seus professores, eles vendem e com a renda adquirida, realizam passeios, compram presentes. É um trabalho feito para eles”, completou a diretora.

Segundo Sílvia, as atividades são realizadas no período da manhã e da tarde com os alunos. “Além da profissionalização, que é feita de manhã, abrimos um grupo de convivência à tarde, devido às dificuldades no mercado de trabalho. Neste grupo, eles fazem jogos, músicas, ocorre a interação entre os estudantes, funcionando mais como um agregador social do que profissional”, afirmou.

Professora da oficina de artesanato, Maria Helena Couto enfatizou a importância do trabalho na vida dos estudantes especiais. “Eles são encantadores, ficam animados quando produzem os materiais. É um trabalho de parceria entre professor e aluno, com um envolvimento maior possível para que saia algo bonito das nossas mãos”, comentou a professora.

A exposição da Oficina Profissionalizante acontece uma vez por mês na Prefeitura, sempre no dia de pagamento dos funcionários públicos.

Comentários