04 outubro, 2017
Comentários

Censo agropecuário em Quatis começará até a próxima semana

        No máximo até a próxima semana a agência regional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cuja sede fica na cidade de Volta Redonda, vai iniciar o censo agropecuário 2017 nas propriedades rurais situadas em Quatis. A informação é do técnico em pesquisa do IBGE, Henrique César Nogueira, um dos coordenadores do levantamento nos quatro municípios cobertos pela agência: Rio Claro e Barra Mansa, além de Quatis e Volta Redonda. Atualmente, o IBGE estima que existem pelo menos 300 propriedades rurais no Município de Quatis.
        O censo agropecuário na cidade será feito por quatro dos seis recenseadores contratados este ano pelo IBGE para a realização deste trabalho temporário, na área de abrangência da agência de Volta Redonda. O período destinado à realização do levantamento em todo o Brasil vai de 01º de outubro, portanto a partir de ontem, primeiro dia útil do mês, até a data de 28 de fevereiro do próximo ano. O último censo agropecuário em Quatis e nos demais municípios brasileiros ocorreu há exatos dez anos.
        A pesquisa tem o objetivo de traçar um quadro detalhado e atual sobre a situação das propriedades rurais com relação às informações sobre a extensão total delas, o número de famílias que sobrevivem da agropecuária, a quantidade da produção proveniente da agricultura e da pecuária, além dos investimentos realizados pelos seus proprietários no uso da tecnologia visando o aprimoramento das condições de trabalho e a rentabilidade, entre outros dados. Números estimativos da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Quatis, divulgados em março passado, indicavam que a produção diária de leite chegava a 22 mil litros no Município.
        Para o prefeito Bruno de Souza (PMDB), a realização do censo agropecuário terá uma importância fundamental visando à definição de políticas públicas voltados ao incremento da agropecuária enquanto atividade principal da economia do Município. Ele faz um chamado aos produtores no sentido de que “recebam os recenseadores do IBGE em suas respectivas propriedades, respondendo a todos os questionamentos com exatidão e de forma bem detalhada”. Os pesquisadores estarão identificados através de crachá próprio e farão a coleta dos dados por meio de um equipamento portátil de informática.
        - O censo agropecuário vai proporcionar um retrato fiel e atual sobre a produção rural em nosso Município. O levantamento vai ser uma peça importantíssima na continuidade da realização de nossas ações pelo segmento agropecuário. Vamos investir nas obras e serviços que se apresentarem como prioritários através desta pesquisa. É preciso salientar ainda que as informações detalhadas a respeito do cenário atual da atividade agropecuária pode nos ajudar na captação de um volume maior de recursos externos para investimentos no setor – disse o prefeito.
        Bruno destacou que pelo menos quatro das prioridades estabelecidas em seu plano de governo no caso da área do desenvolvimento rural já estão em andamento, apesar de o seu atual mandato ainda não ter completado o primeiro dos quatro anos. Uma das prioridades é a conservação e manutenção permanente das estradas rurais. Nos próximos dias, por exemplo, a prefeitura vai concluir a recuperação da estrada do Birro, totalizando 11 quilômetros atendidos com serviços de melhorias.
A conservação das máquinas e caminhões utilizados nos serviços de manutenção das vias vicinais também está sendo colocado em prática, agora com o apoio dos produtores e de entidades representativas do segmento rural, os quais têm cedido peças para a recuperação dos equipamentos.
No caso da reestruturação do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Rural Sustentável, uma reunião com a participação de lideranças ligadas ao setor e a nomeação dos membros está prevista para ser feitas nos próximos dias. E as campanhas de vacinação do rebanho vêm sendo feitas em parceria com o escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).
       
Fotos 1 e 2:

Comentários