Image
19 setembro, 2023
Comentários

Centro Cardiológico de Volta Redonda oferece serviço especializado e pioneiro na região pelo SUS

As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% das mortes no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A hipertensão arterial e a obesidade são algumas das origens desses problemas. Na busca em ajudar na prevenção e no tratamento de doenças ligadas ao coração, a Prefeitura de Volta Redonda inaugurou em junho deste ano o Centro Cardiológico Municipal Camilo Riker Furtado, no bairro Aterrado. A unidade oferece um serviço especializado e pioneiro na região, com consultas médicas, exames e terapias de reabilitação pelo SUS (Sistema Único de Saúde).



O centro cardiológico municipal disponibiliza exames como: eletrocardiograma, ecocardiograma, holter 24 horas, mapa e teste ergométrico. Moradores do município que chegam ao local são encaminhados por profissionais da Atenção Primária à Saúde – unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs). Com um sistema todo informatizado, os médicos da unidade têm acesso a todo o histórico de saúde dos pacientes. O diferencial é que, após as consultas, eles já saem com os exames agendados e podem realizá-los ali, na mesma hora.



“Na hora mesmo, o paciente sai da consulta, realiza um eletrocardiograma, já retorna ao nosso consultório. A partir daí conseguimos ter um diagnóstico e tudo acontece muito rápido”, disse a cardiologista-geriatra Tatiana Cunha de Paiva.



“É um projeto inovador, porque facilita o diagnóstico. Um diagnóstico rápido. Você reunir em um mesmo espaço a consulta médica e imediatamente o exame. Há exames em que o paciente já sai de dentro do consultório com ele agendado para poder fazer, então a pessoa não fica transitando, levando 'papel aqui ou ali' para marcar o exame. Esse é um padrão de qualidade que o SUS tem que ter e é o que estamos implantando em Volta Redonda”, destacou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.



Com a Rede de Atenção Primária à Saúde mais estruturada, o centro cardiológico prioriza os casos mais graves, como explicou o cardiologista Mauro Marques Mendonça.



“Os pacientes mais graves são acompanhados aqui, até definir uma conduta: uma cirurgia cardíaca, um implante de marcapasso e etc. Os exames de triagem conseguimos fazer todos no centro cardiológico, e os mais sofisticados temos uma rede credenciada para referenciar”, explicou o médico.



Aprovação de pacientes



Mensalmente são realizados 2.300 consultas e exames. Em uma pesquisa feita entre os pacientes, o índice de aprovação do atendimento chegou a 90%. Elza Maria da Silva é uma dessas que fazem questão de elogiar o serviço e os profissionais. Ela realiza consultas de rotina e garante que está tudo em dia com a saúde.



“Não sinto dor, não sinto nada. O atendimento é ótimo. Gosto muito da médica Tatiana. E se o coração está bem, vai tudo bem”, disse.



“Fiquei impressionado com o acolhimento, a infraestrutura do prédio; causou mais uma nova boa impressão do governo Neto”, disse o morador Luiz Carlos Formaggi, que acompanhava a vizinha, Carolina Müller, em uma consulta.



Sandra Luiza da Silva, de 56 anos, sentia dores no peito e procurou um cardiologista. A orientação médica é de que um cateterismo fosse feito; ela já havia sido submetida a dois e elogiou o atendimento do centro cardiológico municipal.



“Graças a Deus foi um atendimento rápido. É um exame caro e para mim foi resolvido tudo muito rápido. Muito bom”, afirmou.



Serviço



O Centro Cardiológico Municipal Camilo Riker Furtado fica na Rua Desembargador César Salamonte, nº 191, no bairro Aterrado, próximo à esquina com a Avenida 7 de Setembro. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Comentários