Image
02 agosto, 2023
Comentários

Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, em Barra do Piraí, recebe alunos da Firjan

O mês de agosto iniciou de forma positiva para a educação barrense. Nesta terça-feira, 01, o Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel foi palco de uma aula inaugural para os cursos de qualificação profissional que ocorrerão ali nos próximos meses. Esse é um projeto feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/Senai-RJ) e a MRS Logística. Esta última foi a responsável pela obra de restauro da antiga Estação Ferroviária da cidade, hoje em dia, convertida em centro cultural.

 

O evento contou com representantes das três instituições responsáveis, e Rosa Cassar, gerente de relações institucionais MRS, fez apontamentos sobre o trajeto traçado até o momento do início das aulas no prédio. “Foram investidos aproximadamente 5 milhões nesta estação (Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel). Dessa forma pudemos restaurar todo patrimônio que estava em estado de deterioração para, depois desse processo, devolvê-lo ao município. Assim promovemos a oportunidade de uma parceria com a Firjan/Senai-RJ que por sua vez, oferecerá os cursos à população”, explica a gerente.

 

Inicialmente, as aulas serão oferecidas a um total de 100 estudantes divididos igualmente em 4 turmas para 3 cursos (Assistente Administrativo, Assistente de Operações em Logística e Fotografia Digital com Smartphone). A aula inaugural foi ministrada pelo advogado e professor, Alberto de Orleans e Bragança, que expôs para cerca de 30 alunos presentes a representatividade da estação ferroviária que teve grande participação durante o período imperialista do Brasil, tendo em vista que Barra do Piraí já representou o maior entroncamento ferroviário da América Latina.

 

O prefeito da cidade, Mario Esteves, reforça a importância do incentivo na área educacional e profissionalizante principalmente para jovens. “Esse projeto é extremamente importante para o município. A expectativa é de, em cinco anos, recebermos cerca de 1500 alunos, divididos em 60 turmas, e o objetivo geral é a qualificação profissional e geração de empregos. Realizar parcerias como essas é pensar no futuro de Barra do Piraí!”, exclama o prefeito.

 


Comentários