02 dezembro, 2015
Comentários

Cerca de 200 alunos de Resende participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar, realiza neste mês três formaturas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). A primeira será nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, às 9 horas, na Escola Municipal Roberto Silveira, no bairro Paraíso, quando será feira a apresentação oficial do mascote do Programa.
Também serão certificados na mesma cerimônia estudantes das Escolas Municipais Maria de Assis Barboza (Cabral) e Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), totalizando 206 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Este ano o PROERD no estado do Rio de Janeiro ultrapassou a meta de um milhão de crianças atendidas no trabalho de prevenção.
Diante desse marco, o 37º Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da iniciativa privada, conseguiu a aquisição do símbolo nacional Programa, um boneco fantasia de leão. A intenção é ampliar a divulgação do Programa entre a criançada, de forma alegre e descontraída.
- É uma figura que as crianças e os adolescentes gostam e se identificam, por isso a necessidade da sua aquisição tanto para divulgação do Programa quanto para manter uma presença festiva durante as formaturas oficiais do curso – ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
Na próxima semana acontecem mais duas formaturas. Quarta-feira, dia 9, às 15 horas, no Ciep 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues, no bairro São Caetano, onde serão certificados também alunos da Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e do Ciep 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), totalizando 125 formandos.
Já na quinta-feira, dia 10, às 9 horas, na Escola Municipal Júlio Verne (Vicentina), acontecerá a formatura de 157 estudantes dessa unidade e ainda das Escolas Municipais Dona Mariúcha (Santo Amaro) e Sagrado Coração (Lavapés).
Mário Rodrigues destaca que nos últimos anos o PROERD passou por uma reformulação e ampliou o número de alunos atendidos. Em 2009 o trabalho de prevenção era desenvolvido para 530 alunos, de quatro escolas. No ano passado foram atendidos 2.009 alunos, de 19 unidades. Este ano o número aumentou para 2.305 alunos, também de 19 escolas.
O PROERD tem o objetivo de prevenir atos de violência e o abuso de drogas por crianças e adolescentes, trabalhar o fortalecimento da autoestima e contribuir na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e responsabilidades.
O município conta com cinco policiais militares, instrutores do PROERD, lotados no 37º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O Programa inclui além do desenvolvimento do conteúdo específico destinado aos alunos, reuniões com pais e/ou responsáveis e com o corpo docente da escola. Com os alunos as aulas são ministradas uma vez por semana, ao longo do semestre letivo com duração de 60 a 75 minutos, contando com a presença do professor responsável pela turma.
As turmas atendidas pelo Programa são do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O material didático é elaborado pela Polícia Militar, atendendo as faixas etárias dos estudantes.

Comentários