Image
15 janeiro, 2016
Comentários

Chuvas deixam Itatiaia em estado de atenção

Equipes da Prefeitura estão de prontidão desde a tarde de ontem (14) atendendo as ocorrências registradas no município em decorrência das fortes chuvas que caíram no final desta quinta-feira. Até as 2 horas da madrugada, a Defesa Civil e a Guarda Municipal já haviam atendido mais de 10 chamados, entre eles deslizamentos de terra, queda de árvores, poste de energia, além de pontos de alagamento na região central da cidade e em Penedo.

Segundo o órgão, uma residência no bairro Vila Niterói desabou, mas não houve o registro de vítimas. Os proprietários foram alojados em casa de parentes. As 15 moradias no entorno também foram desocupadas como medida de segurança. Os moradores estão alojados em casas de amigos e parentes. No mesmo local um poste de energia tombou sobre a rede elétrica e a concessionária de energia foi acionada.

Com o forte volume de água das chuvas, o trânsito ficou prejudicado em alguns pontos da cidade e os condutores tiveram o auxilio da Guarda Municipal.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil, na área central do município, os bairros mais prejudicados pela chuva foram o Centro, Vila Niterói e Vila Esperança, onde foram registrados deslizamentos de terra.

Em Penedo, o rio subiu acima do nível e transbordou, alagando as ruas centrais do bairro. Também foram registrados deslizamentos de terra na Africa I e Jambeiro II a queda de uma árvore sobre a Rede elétrica.

Já na região de Visconde de Mauá, não houve ocorrência de deslizamentos. Algumas áreas tiveram pontos de alagamentos, mas sem gravidade. Um caminhão perdeu a direção e caiu de uma ponte no Vale do Pavão. A administração regional de Maringá e Maromba está dando todo o suporte aos moradores atingidos pelas chuvas.

- A Defesa Civil está alerta para atender todo o município nas chuvas deste período. Estamos focados em proteger a vida dos moradores, por isso pedimos a ajuda da população para que nos avisem em caso de alagamentos, queda de encostas e de rede elétrica, disse o Diretor da Defesa Civil, Renato Henriques.

A equipe da Secretaria de Obras está pelas ruas do município para realizar a limpeza de vias e áreas de deslizamento, retirada de árvores caídas e sujeiras trazidas pelas chuvas e liberação do trânsito nos locais atingidos.

Nas áreas onde os deslizamentos representam maior risco, a secretaria enviará uma equipe de geólogos e engenheiros para fiscalizar o local e definir as estratégias a serem tomadas. “Estamos empenhados para limpar a cidade e aliviar os transtornos causados pelas chuvas”, disse o secretário de Obras, Dejair de Aguiar.

A Defesa Civil orienta os moradores a priorizarem sua proteção. Em casos de alagamento ou deslizamentos, tenham em mãos os documentos e saiam de casa imediatamente. Procurem abrigo com parentes ou amigos. Não tentem salvar objetos ou a residência.

Assistência Social inicia cadastro de famílias desabrigadas

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação de Itatiaia está com equipes no bairro Vila Niterói e em Penedo, locais que foram mais afetados pelas chuvas. As famílias desalojadas e desabrigadas já estão sendo cadastradas para que as necessidades imediatas sejam supridas.

Segundo o secretário da pasta, Ebison Diettrich, “nosso objetivo é ajudar e encontrar formas de minimizar os problemas de quem perdeu sua casa até que consigam voltar à rotina. Nossa prioridade agora é verificar se além da Vila Niterói, existem mais famílias nessa situação e que tipo de serviço precisam”, relatou.

Comentários