02 junho, 2015
Comentários

Ciclismo - Região Sul Fluminense virou referência no esporte

"

O número de ciclistas no Brasil está aumentando a cada ano. O esporte está ficando mais conhecido e sua prática já está consolidada. Os motivos são muitos e cada um tem o seu, seja pela qualidade de vida, para fugir do trânsito, para a prática de exercício ou para competir. Na região vários grupos vão se formando e a cada dia novos integrantes estão começando a praticar este esporte. Muitos pedalam sozinhos, outros com algum amigo e outros criam grupos, que além de pedalar juntos, criam um clima de amizade e também de muita confraternização.

Entre os vários grupos da região, podemos destacar o BM Bikers e Espaço Bike, de Barra Mansa, os grupos Off Road, Adventure Bike e Galera do Pedal, de Volta Redonda e os grupos Amigos da Bike, Acran, Canelas de Aço e Antes Mal Acompanhado do que Só, de Resende. Há também muitos praticantes desse esporte em Vassouras, Valença, Mendes e Juiz de Fora. Segundo o arquiteto José Paulo Coimbra Lages, morador de Volta Redonda, cada grupo é diferente do outro, porém todos têm o mesmo propósito, que é pedalar. “Na verdade sinto que cada grupo de pedal tem sua característica, mas com certeza todos têm o mesmo foco, que é pedalar, conhecer pessoas e lugares”. José Paulo, que já pedala há 30 anos, é integrante dos grupos Off Road, de Volta Redonda, e BM Bikers, de Barra Mansa. “Vejo também uma grande diferença em relação aos grupos, que é a questão cultural e financeira. Com determinados grupos de pessoas, acaba-se criando uma amizade ‘extrapedal’, comentou. O engenheiro eletrônico e produtor rural Ivan Geraidine Filho, de Resende, que pertence ao grupo “Antes Mal Acompanhado do que Só”, falou da parceria que existe entre os grupos. “Estava num pedal no sentido de Quatis quando encontrei um casal de ciclistas de Barra Mansa, André e Renata. Ficamos amigos durante o pedal e a partir daí fizemos muitas viagens juntos para pedalar. Em seguida conheci o Beto e o restante do grupo BM Bikers, do qual hoje também faço parte”, revelou.

""

O esporte, que é dominado por homens, também vem recebendo cada vez mais adeptos do sexo feminino. Prova disso é a ciclista Larissa Carvalho, da equipe Espaço Bike. Segundo ela, a quantidade de mulheres no pedal está aumentando, mas ainda não se compara com a quantidade de homens. “Comecei a conhecer esse mundo de bikes através do meu primo Luciano Silva e ele me mostrou de pouquinho a pouquinho. Comecei a me interessar e prestigiar a equipe em eventos e corridas. Hoje em dia por mais que o número de mulheres venha crescendo, ainda não se compara ao número de homens. Entendo que é pelo receio de ter poucas mulheres praticando esse esporte, ou simplesmente pelo fato de não conhecer devidamente o ciclismo. Há muita diferença em pegar uma bicicleta e dar uma volta e ter uma bike de boa qualidade devidamente regulada a sua estatura. Com isso vêm os treinamentos e a coisa passa a ficar mais séria”, disse Larissa.

De acordo com dados divulgados pela ONG Transporte Ativo, o uso das bicicletas no Rio de Janeiro aumentou cerca de 350% nos últimos dez anos. Na região Sul Fluminense, o fluxo de bicicletas em estradas e trilhas está visível. Prova disso é a estrada que liga Barra Mansa a Bananal, no estado de São Paulo, a estrada que liga a Colônia a Rialto, a estrada para Quatis, entre outras várias trilhas. Em Volta Redonda os passeios costumam acontecer no sentido de São Joaquim, Amparo, Turvo, Santa Rita de Jacutinga entre outros também. Em Resende, os caminhos mais movimentados são em direção às serras da Mantiqueira e Bocaina, Mauá, Bocaina de Minas, Fumaça e outros.
O mercado de produtos de ciclismo no país também apresenta um crescimento que chega a mais de 20% ao ano, em um país no qual a frota de bicicletas, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), é estimada em 70 milhões de unidades. Segundo o proprietário da loja virtual Colônia Bike Shop, Ednilson da Silva Teixeira, que também é integrante do BM Bikers, o crescimento na procura de materiais relacionados à bicicleta aumentou consideravelmente. “O aumento na procura vem crescendo a cada dia, um pouco por conta da empresa estar ficando mais conhecida, mas acredito que em grande parte pela popularização do ciclismo”, revelou, acrescentando que este aumento é significativo se se comparar 2014 a este ano. “Para se ter uma ideia, o termo “roupas para ciclismo” recebeu em maio de 2014 aproximadamente 1 milhão de consultas no Google.  Em abril deste ano o mesmo termo recebeu 2,9 milhões de consultas”, finalizou Ednilson.


Esporte é reconhecido na Câmara Municipal de Barra Mansa


O vereador Rodrigo Drable (PMDB), durante a sessão do dia 26 de maio, homenageou os principais grupos de pedal da cidade, BM Bikers e Espaço Bike, cumprimentando os membros do grupo e também individualmente alguns ciclistas, como o médico pediatra Beto Bhering, o administrador de empresas Alex Esperança, o empresário Thiago Teixeira Cardoso, o dentista Jorge Eduardo de Oliveira, o engenheiro ambiental Vinicius Azevedo, o procurador do município Frederico Altino Campos, o comerciante Luciano Silva entre tantos outros ciclistas da cidade, em reconhecimento aos seus esforços no desenvolvimento do ciclismo, com incansável trabalho e dedicação, levando o nome de Barra Mansa para outras cidades em competições e desafios de cicloturismo. Durante seu discurso, Drable, que é adepto do pedal, revelou que perdeu muitos quilos depois que iniciou a prática do esporte. “Lembro-me no ano passado, 20 quilos mais pesado, quando caí aqui no plenário da Câmara e quebrei meu pé. Depois disso resolvi levar o pedal a sério e estou 20 quilos mais magro. O esporte é encantador e essas pessoas que aqui estão são os grandes precursores do esporte na região e merecem essa homenagem”, revelou.
Durante a solenidade, o líder do BM Bikers, o médico Beto Bhering, em seu discurso, agradeceu à Câmara dos Vereadores e pediu uma atenção maior para com os ciclistas. “Em nome do grupo, agradeço a homenagem concedida por esta Casa. Nosso grupo é informal, mas com os resultados obtidos, começamos a pensar maior em relação a isso. Acredito que o ciclismo tem que ser olhado de uma maneira diferente, fico feliz e parabenizo a Casa por usar este espaço e fazer esta homenagem aos ciclistas. Espero que possamos ver atitudes de todos, no sentido de melhoria, segurança e o mínimo básico a favor do ciclismo”. Já o líder do Espaço Bike, o comerciante Luciano Silva, cobrou do poder público, melhorias nas estradas e na sinalização. “Aproveito a oportunidade para pedir ao poder público que coloque novas placas, crie novas ciclovias e arrume os buracos das pistas”. O presidente da Câmara, o vereador Marcelo Borges (PT), concordou que é necessário que o poder público tome atitudes em relação aos ciclistas. “As ruas estão com muitos buracos e falta sinalização para os ciclistas. É preciso avançar neste sentido. Aproveito para parabenizar a iniciativa do vereador Rodrigo Drable e em breve homenagearemos outros ciclistas que também merecem esta congratulação”.


Executivo homenageia campeões estaduais

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (PC do B), recebeu em seu gabinete, dia 27 de maio, alguns atletas que fazem parte da equipe de ciclismo Espaço Bike. Eles receberam das mãos do prefeito um certificado em homenagem aos títulos conquistados pela equipe em campeonatos de ciclismo de estrada e mountain bike. ""Esses atletas levam o nome de Barra Mansa para diversos cantos do país. Com muito esforço, eles têm se destacado no cenário brasileiro do ciclismo e merecem todo nosso reconhecimento"", disse o prefeito.

A equipe é atual campeã estadual de mountain bike na modalidade maratona XCM. Na modalidade ciclismo de estrada, os atletas ficaram em terceiro lugar na categoria master no campeonato estadual de 2014. ""Estamos muito felizes por esse reconhecimento do governo municipal. É um incentivo para continuarmos nos dedicando aos treinos"", ressaltou o líder da equipe, Luciano Silva.


I Copa de Mountain Bike de Barra Mansa

No dia 05 de julho acontecerá a I Copa de Mountain Bike de Barra Mansa, no distrito de Amparo. Segundo o prefeito Jonas Marins, são esperados ciclistas de todo o estado na competição. ""Estamos organizando um grande evento e esperamos receber cerca de 500 ciclistas de vários estados. Serão 38 quilômetros de percurso e teremos troféus, medalhas e premiação em dinheiro para os primeiros colocados"", informou.
A prova, que será realizada pela PMBM, terá o apoio dos grupos de pedal BM Bikers e Espaço Bike e terá custo zero. Para participar, o ciclista deverá doar um pacote de fralda geriátrica. Segundo um dos integrantes do BM Bikers e organizador do evento, o advogado Rafael Coelho, o evento contará com várias categorias e passará por lugares históricos da cidade. “Serão aproximadamente 40 quilômetros de prova em categorias iniciante e intermediário, com mais dez categorias divididas por idade. A largada está prevista para acontecer às 9h e a previsão da chegada do pelotão de elite está estimada em menos de uma hora e meia. Os trechos da prova cortarão fazendas históricas de Barra Mansa”, revelou. Os interessados em participar desta Copa deverão entrar em contato através do telefone (24) 3326-4825(24) 3326-4825.


Pista XCO La Serena – BM Bikers

O grupo de pedal BM Bikers começará a construir em breve uma pista XCO (Cross Country Olímpico) profissional, em uma fazenda, na estrada que liga Barra Mansa a Bananal. Segundo o engenheiro ambiental Vinicius Azevedo, um dos ciclistas mais velozes do grupo, a intenção é fazer uma pista bem técnica no padrão UCI (União Ciclística Internacional). “Queremos fazer uma pista técnica, no padrão UCI, de seis a sete quilômetros. A intenção é que tenha rock garden, drops verticais, rampas, subidas e descidas técnicas. Isso vai ajudar muito em nosso treinamento, tanto na parte técnica, quanto na parte física”, revelou.
Já o empresário Bruno Panizza, proprietário do local, revelou que a ideia surgiu durante um passeio na fazenda, que eles denominaram de “La Serena”, que por sinal, tem um lindo visual. “Foi uma ideia conjunta do grupo, durante um pedal na fazenda. Com o pensamento de sempre estar em busca de novos desafios, concluímos que o local seria apropriado para a construção da pista”, finalizou.

You'll need Skype CreditFree via Skype
"

Comentários