Cidadão terá aplicativo para falar com a Prefeitura de VR
Pensando em melhorar, cada vez mais, o atendimento aos cidadãos, a prefeitura de Volta Redonda adquiriu um novo sistema: o Fiscaliza VR, que começou a ser implementado neste mês. Na primeira fase, o aplicativo vai operar para os servidores responsáveis pelos atendimentos nas secretarias municipais.
Essa novidade vai modernizar o atendimento e trazer o empoderamento da população, que vai poder mostrar suas necessidades para a secretaria ou órgão responsável pelo tema, que receberá a manifestação de forma automática.
“A ideia é modernizar o processo todo. O novo sistema tem mais e melhores recursos, como análise georeferenciada, gráficos interativos e muito mais, permitindo um melhor atendimento por parte do poder público”, explicou o secretário municipal de Plajenamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo.
De acordo com o diretor Transparência e Controle Social da Seplag, Marcos Vinícius Delgado, a próxima etapa é a disponibilização do sistema no site da prefeitura e o aplicativo para celular.
“A previsão é que o sistema e o aplicativo estejam disponíveis para a população no final de novembro. O aplicativo vai facilitar muito para o cidadão, já que todos os canais terão os mesmos recursos e estarão integrados”, explicou Marcos Vinícius.
De acordo com o diretor de Modernização e Inovação da Seplag, Igor Souza, através do aplicativo, o cidadão poderá enviar sua manifestação escolhendo uma das subcategorias, como saúde, educação, buraco em via, esgoto, obra irregular, entre outras.
“O cidadão irá descrever o problema, indicar o bairro da ocorrência e ponto de referência. Ele também poderá anexar uma foto da ocorrência. A manifestação será recebida pela CAU (Central de Atendimento Único) e enviada para a secretaria responsável, que irá informar ao usuário toda vez que houver alguma ação movida para resolução do problema”, explicou Igor.
O prefeito Samuca Silva explicou que o prazo de resposta será de até 48h para todas as manifestações, para que elas sejam pelo menos respondidas ao cidadão quanto ao seu andamento e quanto aos próximos passos para que ela seja atendida.
“Com modernização do sistema, acreditamos que iremos diminuir bastante o tempo de atendimento do serviço. O Fiscaliza VR representa um marco para Volta Redonda, principalmente em relação ao controle social que poderá ser exercido sobre as ações e os serviços da prefeitura, tudo de forma transparente. Essa é uma ferramenta que dará voz ao cidadão”, afirmou Samuca Silva.
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