22 fevereiro, 2017
Comentários

Clínica da Família em Quatis realiza 120 atendimentos por dia

        Inaugurada em junho de 2014, a Clínica da Família de Quatis realiza 120 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, de 8 às 7 horas. A informação foi destacada nesta quarta-feira, dia 22, pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB), ao fazer um balanço sobre o funcionamento desta unidade de assistência médica. Para Bruno de Souza, “o funcionamento eficiente da Clínica da Família comprova o comprometimento da administração municipal em garantir a eficiência do atendimento à população”.

        Além do Nossa Senhora do Rosário, bairro da parte alta do Município no qual se encontra localizada, a Clínica da Família atende também os moradores das seguintes comunidades: São Benedito, Boa Vista, Alto Paraíso e Água Espalhada. As instalações físicas da clínica foram construídas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em uma área cedida pela Prefeitura de Quatis. Posteriormente, a administração estadual transferiu a construção para a prefeitura, que atualmente mantém o atendimento da clínica com recursos próprios e as verbas provenientes das transferências das administrações federal e estadual, dentro dos programas de atenção básica.
        - A Clínica da Família representa hoje um reforço de fundamental importância no atendimento médico oferecido pela rede pública aos moradores do nosso Município, principalmente nas ações de prevenção, promoção da saúde e no diagnóstico precoce de doenças. No momento em que a saúde pública em muitas cidades brasileiras enfrenta dificuldades financeiras para manter o atendimento através da rede pública, o funcionamento pleno e eficiente da clínica em Quatis se constitui em um demonstrativo importante do nosso trabalho visando garantir mais este direito essencial de todo e qualquer cidadão: o direito à saúde – disse Bruno.
        A construção da unidade significou investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão na saúde pública do Município. Com área construída de 362 metros quadrados, a clínica de Quatis possui cinco consultórios médicos, um consultório com duas cadeiras odontológicas, uma sala de imunização (aplicação de vacinas), uma farmácia, uma sala destinada à realização de curativos e um espaço multiuso. A unidade de Quatis foi a primeira Clínica da Família inaugurada na região do Médio Paraíba.
        O atendimento na Clínica da Família é prestado por 21 servidores, formado pelos seguintes profissionais: dois médicos, sete agentes comunitários de saúde, dois técnicos de enfermagem, dois recepcionistas, um enfermeiro, um fisioterapeuta, um dentista, um técnico em saúde bucal e um auxiliar de serviços gerais, além da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que tem uma nutricionista, um fisioterapeuta e uma educadora física.
        Já os serviços prestados aos pacientes na Clínica da Família são consultas médicas; procedimentos de enfermagem; consultas odontológicas; exames preventivos; pré-natal; testes rápidos de gravidez, HIV, sífilis, hepatite B e C; curativos em geral; entrega de medicamentos dos programas de hipertensão e diabetes, além do fornecimento de fitas de glicemia.
Através da Clínica da Família, são realizadas também as visitas nas residências dos pacientes cadastrados. A equipe responsável pelas visitas domiciliares é formada por um médico, um dentista, um enfermeiro, um fisioterapeuta e um técnico de enfermagem.
        - A construção da Clínica da Família representou uma das ações mais importantes do nosso primeiro mandato à frente da Prefeitura de Quatis. E na nossa segunda gestão, que começou há menos de dois meses, a saúde continuará sendo uma prioridade. Já tivemos a oportunidade de anunciar, por exemplo, em janeiro, a compra de novos equipamentos para as unidades do Programa Saúde da Família, entregar os serviços de melhorias no posto médico do Mirandópolis e neste mês de fevereiro, estamos comprando peças para reformar ambulâncias. Muitas outras obras e serviços serão colocados em prática ao longo destes quatro anos do nosso segundo governo – concluiu o prefeito.

Comentários