Codec-BM se reúne com senador e cobra política de desenvolvimento para a região
Membros do CODEC BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa) se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 11, com senador Eduardo Lopes (PRB), na sede da ACIAP BM. O principal assunto abordado no encontro foi a criação de políticas públicas que tragam desenvolvimento socioeconômico para a região Sul Fluminense.
Em sua fala inicial, o presidente do CODEC BM, Arivaldo Corrêa Mattos, apresentou dados relativos a economia de Barra Mansa e também relembrou como o Conselho surgiu. “Barra Mansa já experimentou prosperidade econômica nos ciclos do café e do leite. Mas há algumas décadas, nossa cidade vem sofrendo com a falta de políticas públicas que incentivem o crescimento tanto econômico como o social. Foi com o objetivo de ajudar a mudar esse cenário que as entidades se uniram para formar o CODEC BM”, destacou Arivaldo.
O senador afirmou ser um parlamentar republicano-municipalista, pois está atento aos problemas dos municípios. “Tenho visitado muitas cidades para ouvir a sociedade civil, os empresários e os trabalhadores e, assim, planejar ações que ajudem no crescimento”, disse Eduardo Lopes, parabenizando a iniciativa de criação do CODEC BM. “É de suma importância o envolvimento da sociedade na elaboração das políticas públicas”.
O conselheiro Xisto Vieira, que representa a CDL BM, solicitou apoio do senador ao projeto de lei da senadora Ana Amélia Lemos, que dá aos municípios autonomia para determinar a largura da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno de cursos d’água em espaços urbanos. “A aprovação desse projeto garante o respeito aos planos diretores dos municípios. Cada cidade tem sua particularidade e deve determinar qual o tamanho da faixa de proteção”, comentou Xisto.
Outra solicitação feita ao senador foi seu apoio para a realização da obra de acesso à Zona Especial de Negócios (ZEN) e ao Parque Tecnológico do Sul Fluminense, às margens da Rodovia Presidente Dutra. Segundo Eduardo Lopes, o governo federal já empenhou cerca de R$ 25 milhões para emendas parlamentares de autoria da bancada do estado do Rio no Senado. “Esses recursos serão empregados para atender às cidades na questão da geração de emprego e renda para toda a população", afirmou o Senador.
O conselheiro Vitor Walker, que representa a OBM BM no Conselho, comentou sobre a saída da delegacia da Receita Estadual da cidade, no ano passado, e agora da Advocacia Geral da União (AGU). “Nossa cidade tem perdido representatividade com a saída de diversas instituições federais e estaduais. Não podemos mais aceitar situações como essa. Barra Mansa não pode ser preterida e precisamos de apoio para evitar mais situações como essa”, disse.
Ao final do encontro, o presidente do CODEC BM agradeceu a visita do senador e afirmou que as entidades da cidade vão acompanhar o trabalho do parlamentar. “Esperamos que nosso encontro gere frutos positivos para Barra Mansa”, finalizou Arivaldo.
Comentários