04 dezembro, 2019
Comentários

Combate à dengue em Resende terá parceria com exército

Os esforços preventivos contra a dengue, zika e chikungunya em Resende serão intensificados com o verão se aproximando. A Prefeitura, através do Comitê de Combate à Dengue, já preparou o planejamento para as próximas semanas e terá um grande mutirão que vai passar pelos bairros Jardim Aliança I e II, Morada do Contorno, Jardim do Oeste, Morada da Montanha e Mirante da Serra, entre os dias 9 e 15 de dezembro, e pelos bairros Toyota, Jardim Primavera e Santa Isabel, do dia 16 ao dia 20 de dezembro.

A mobilização vai recolher materiais que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, identificar e tratar focos domiciliares, além de conscientizar moradores sobre as medidas preventivas, através visitas nas residências. Do dia 9 ao dia 13 as equipes vão visitar as casas e retornam, nos dias 14 e 15, para recuperar as residências que estavam fechadas. É fundamental que os moradores dos bairros contemplados descartem o entulho na calçada a partir do dia 9.

O trabalho desenvolvido através de uma grande parceria contará com equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e outras frentes da gestão municipal. Como apoio externo, a Prefeitura irá contar com a participação de representantes da Cruz Vermelha e da Academia Militar das Agulhas Negas (AMAN). O mutirão terá com o auxílio do maquinário da Secretaria Municipal de Obras com seis caminhões e duas retro escavadeiras. A equipe do Exército ainda contribuirá com mais dois caminhões.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt, o mutirão deverá contar com a participação de aproximadamente 70 profissionais durante a semana e 100 aos finais de semana. O planejamento do Comitê prevê que as equipes passem por mais de 5.500 imóveis do dia 9 ao dia 15 e mais 2.300 do dia 16 ao dia 20. A superintendente lembra, no entanto, que a iniciativa só dará os resultados esperados com a colaboração da população.

- É fundamental que os munícipes abram as portas de suas residências para receber o Mutirão. Os profissionais vão inspecionar e tratar de cada quintal todos os recipientes que acumulem água, como baldes, pratos de plantas, potes, calhas, garrafas e pneus. Mas essa postura vai muito além do mutirão, é sempre importante estar atento. E caso identifique algum imóvel com possíveis focos do Aedes aegypti, é recomendado denunciar para a Ouvidoria – explica a superintendente.

Um dos principais objetivos do mutirão é controlar preventivamente a incidência dos focos do mosquito transmissor das doenças. A ação, inclusive, mira pontos estratégicos da cidade que possuem maior tendência a conter criadouros. Outro importante ponto sobre a organização do mutirão é o fato de ocorrer justamente em um período de chuva, quando os recipientes que acumulam água tornam-se mais perigosos.



Atividades Extras

Além das ações comuns realizadas pelo mutirão, o Comitê de Combate à Dengue também vai promover uma série de ações em parceria com outras frentes durante o período de mobilização. No dia 14, será realizada uma ação educativa e preventiva na feira do Acesso Oeste. Também serão realizados o ‘Tempo de Brincar’ e ‘Árvore do Saber’, na mesma data.



Cronograma



Do dia 9 ao dia 15 de dezembro

Jardim Aliança I e II

Morada do Contorno

Jardim do Oeste

Morada da Montanha

Mirante da Serra

Do dia 16 ao dia 20 de dezembro

Toyota

Jardim Primavera

Santa Isabel

Comentários