Começo de julho agitado em Barra Mansa e seus distritos
"O mês de julho começou movimentado em Barra Mansa. Logo nos primeiros dias tivemos a Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense), o Torneio Leiteiro de Rialto, a primeira Copa de Mountain Bike de Barra Mansa, realizada no distritito de Amparo, além da tradicional festa julina do Sesc.
17ª Flumisul termina com saldo positivo
A Flumisul 2015 contou com 130 estandes, entre eles o Espaço da Indústria, com empresas do setor metalomecânico; o Espaço Flumiarte, que reuniu artesãs do município; e o Espaço Literário, que contou com noite de autógrafos de escritores barramansenses e exposição de fotografias antigas da cidade.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio César e Silva, o Tuca, essa foi a melhor edição da Flumisul, mesmo em época de crise. “Tivemos mais de 50 mil pessoas circulando nos cinco dias de evento. Tivemos a presença do cluster automotivo; dos projetos na área de tecnologia da UFF e a empresa Júnior da UBM. Falamos muito de empreendedorismo e demos uma reviravolta nessa época de crise com os investimentos citados. Sem contar a quantidade de cartas-consultas que estamos recebendo pela BM Investe”.""Durante a feira, o governo municipal também anunciou o investimento de R$ 35 milhões, realizado por empresas já estabelecidas na cidade (Litográfica Valença e Multitec) e que pretendem ampliar os negócios. “Queremos que novos empreendimentos venham para a cidade e temos área para isso, mas também queremos que as empresas já estabelecidas no município permaneçam aqui e realizem investimentos, aumentando emprego e renda”, comentou o prefeito Jonas Marins.
No estande da Por Aqui, a revista oficial do evento pelo sexto ano consecutivo, muitas pessoas e autoridades passaram pelo local. Em parceria com a empresa “Makes & Photos”, foi realizado sorteio de uma produção de maquiagem, além de um ensaio fotográfico com divulgação na revista. A vencedora deste sorteio foi a bela Jéssica Dinelli, do bairro Vila Nova.
Torneio Leiteiro de Rialto
Participaram da 27ª edição do Torneio Leiteiro de Rialto 23 animais de 16 produtores da região. A média de produção de leite deste ano foi de 37,616 quilos, superando 2014. A vaca Grandeza, do Sítio Três Coqueiros, de Barra Mansa, foi a grande vencedora, com média de produção diária de 56,540 quilos de leite.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, cerca de 12 mil pessoas prestigiaram a programação do torneio, que incluiu shows regionais e praça de alimentação. ""A cada etapa do circuito, vemos a disposição dos produtores em participar com seus melhores animais. A próxima competição será o Torneio Interfazendas, em agosto"", informou Beleza.
I Copa de Mountain Bike de Barra Mansa
Foi um sucesso a I Copa de Mountain Bike de Barra Mansa, que aconteceu no dia 05 de julho, no distrito de Amparo. O evento, organizado pela prefeitura, reuniu 178 ciclistas de diversas cidades. Ao todo foram 38 quilômetros percorridos em estradas de asfalto e terra, marcados por fortes subidas e até travessias em riachos. O metalúrgico José Luiz Nogueira, de 34 anos, de Itanhandu (MG), foi o vencedor geral da competição. Ele concluiu o percurso em 1h20m.
“Fiquei muito feliz por ter vindo! Não apenas por chegar em primeiro lugar, mas por poder participar dessa competição que foi extremamente bem organizada e com pontos que ofereceram muita adrenalina”, comentou José Luiz. O atleta, que treina mountain bike há oito anos, levou para casa troféu, medalha e o prêmio de R$ 700.
O diretor do grupo de ciclistas BM Bikers, Vinícius Ramos, comentou que a prova foi excelente por conta do empenho da prefeitura de Barra Mansa. “Essa copa era muito esperada pelos ciclistas da cidade. O mountain bike tem crescido muito em Barra Mansa, que tem o relevo perfeito para sua prática. O governo municipal foi receptivo a essa vontade da população e organizou um grande evento”, comentou. Entre as secretarias municipais envolvidas na organização estavam a de Juventude Esporte e Lazer, Ordem Pública, Meio Ambiente, Saúde, Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) e Fundação de Cultura.
O secretário municipal de Juventude Esporte e Lazer, Chris Vieira, informou que mais de 150 pessoas trabalharam no evento, que ainda contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra. “Teve gente nossa por todo o percurso, mais quatro ambulâncias, motos da Guarda Municipal e três pontos de hidratação. Fizemos um evento seguro para os participantes”, afirmou o secretário.
O prefeito Jonas Marins realizou a entrega dos prêmios e garantiu que a copa vai acontecer com frequência. “Que essa seja a primeira de muitas. O distrito de Amparo está de parabéns, tem estrutura e a prova foi bonita, como nossos competidores merecem”, concluiu o prefeito.
Lista dos primeiros colocados na classificação geral
1º lugar: José Luiz Nogueira – 1h20m34
2º lugar: Cláudio Roberto Alves – 1h20m51
3º lugar: Daniel Tavares – 1h20m53
4º lugar: Wender Dutra de Oliveira – 1h23m16
5º lugar: Glauber da Cunha – 1h26m26
6º lugar: Anderson Tavares Nunes – 1h26m28
7º lugar: Ruan David Meirelles – 1h28m27
8º lugar: Gustavo Colombiano – 1h30m25
9º lugar: Daniel Hains – 1h31m45
10º lugar: Alessandro Moreira – 1h32m25
Festa Junina do Sesc
A novidade da festa julina mais badalada e cheia da cidade ficou por conta do “Eco Arraiá”, um evento que incentivou a ecologia, com produtos recicláveis entre outras atividades do segmento. Este ano todas as comidas vendidas no evento foram típicas de festa junina. Segundo o proprietário do restaurante Gourmet (que fica dentro do Sesc), Renan Chieregate, o evento mais uma vez foi um sucesso. “O Sesc este ano frisou muito um evento ecológico e também apenas com comidas típicas a base de mandioca e milho por exemplo. A festividade ficou cheia todos os dias e as vendas foram satisfatórias”, finalizou o empresário.
Comentários