18 agosto, 2017
Comentários

Comércios de Resende, Itatiaia e Porto Real estarão de portas fechadas dia 21


“Motivo é a comemoração do Dia do Comerciário”
 
Tradicionalmente como acontece no mês de agosto, os estabelecimentos comerciais de Resende, Itatiaia e Porto Real estarão de portas fechadas na terceira segunda-feira do mês. Por este motivo, no próximo dia 21, não haverá expediente para os trabalhadores no comercio destas cidades em comemoração ao Dia do Comerciário.
O Sindicato dos Empregados no Comércio destaca que a data é celebrada há mais de 15 anos e garante aos comerciários um dia de folga. O diretor sindical, Marco Aurélio Ribeiro, explica que embora o Dia do Comerciário seja celebrado no dia 30 de outubro, nos municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real, a data foi substituída de acordo com a Convenção Coletiva. “Como entre os meses outubro e novembro existe três feriados nacionais e um estadual, foi feito um acordo entre o Sindicato Patronal para que o Dia do Comerciário seja comemorado sempre na terceira segunda-feira do mês de agosto, considerado um mês de movimento baixo no comércio. Por isso que já virou tradição nas três cidades a folga dos trabalhadores. Tanto que até as contabilidades e as clinicas médicas aderiram a este dia de descanso”, explicou Ribeiro, informando que atualmente o comércio em Resende, Porto Real e Itatiaia engloba aproximadamente 4.500 trabalhadores. Ele informa ainda que devido Acordo Coletivo, os comerciários não trabalham em três datas no ano. “Pelo acordo o comércio nestes três municípios só não funcionam em três datas no ano: no Dia do Comerciário, Natal e Ano Novo. No restante das datas o comércio pode funcionar de acordo com pagamento de horas extras. Conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho em vigor e registrada no Ministério do Trabalho e Emprego, será comemorado o Dia do Comerciário nas cidades de Resende, Itatiaia e Porto Real. Nesse dia os empregados que trabalham no Comércio dessas cidades terão direito a uma folga ficando vedado as empresas a utilização dos empregados para qualquer tipo de atividade. Quem quiser saber mais sobre o acordo coletivo feito na convenção pode verificar no site www.comerciariosresende.com.br”, ressaltou.
O Sindicato ressalta ainda que durante o feriado, fiscais estarão percorrendo o comércio dos três municípios. “Já encaminhamos um ofício aos Fiscais do Ministério do Trabalho pedindo que realizem nas cidades que compõem nossa base uma fiscalização sobre a abertura das empresas neste dia. Aquele estabelecimento que estiver funcionando com trabalhadores serão poderão sofrer penalidades, uma vez que denuncias serão feitas ao Ministério do Trabalho que poderá até multar os infratores em 180 UFIRs por cada funcionários encontrado no local. O comerciante pode até abrir a loja, desde que ele próprio ou familiares estejam fazendo o atendimento”, frisa Marco Aurélio. O sindicalista ainda comenta que a maioria dos estabelecimentos respeita a data. “A cada ano o Dia do Comerciário vem sendo respeitado pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais dos três municípios que tem mantido o acordo e fechando o comércio neste dia. Isso marca o respeito dos proprietários para com a classe”, destaca.

Comentários