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13 dezembro, 2018
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Comissão de Educação faz retrospectiva dos trabalhos de 2018 em Barra Mansa

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Barra Mansa, composta pelos vereadores Gustavo Gomes (PTB), Maria Lucia (SDD) e Elias da Corbama (PHS), visitou praticamente quase todas as escolas de ensino infantil, médio e fundamental do município.

O objetivo dessas visitas é conversar com alunos, pais e funcionários e detectar problemas e demandas, que são passados para o Executivo para que tomem as devidas providências. De acordo com o vereador Gustavo Gomes, um dos principais problemas encontrados é a falta de agentes de apoio para a inclusão social. “Faltam especialistas como fonoaudiólogos, psicólogos e agentes de apoio nas escolas para acompanhar alunos que necessitam de atenção especial”, revelou.

O parlamentar também cobrou melhorias nas estruturas dessas escolas. “Além de algumas escolas estarem com problemas estruturais, solicitamos também um efetivo maior da equipe de manutenção e também de materiais e equipamentos, como pedreiros, eletricistas, encanadores, carros e caminhões para a realização desses serviços. Também pedimos um cardápio diferenciado para as escolas de tempo integral, assim como uma coordenação pedagógica especial e infantil para as mesmas”, ponderou Gustavo.

Essa sequência de visitas tem gerado bons resultados, como as reformas das escolas Coronel Armênio e Cajueiro, que estavam desativadas, e também o início da reforma da escola de Rialto, que está acontecendo. “Passamos muitas demandas para a Secretaria de Educação que tem nos atendido no que pode. Outras que ainda não foram atendidas estaremos cobrando para que sejamos atendidos o quanto antes. Nosso objetivo é melhorar a qualidade estrutural das escolas e consequentemente a qualidade de vida dos alunos do nosso município”, desabafou Gustavo.

Para a vereadora Maria Lucia, seriam necessárias no mínimo três equipes de manutenção para atender as necessidades de reparos estruturais nas escolas, pois uma apenas, como acontece hoje, não é suficiente para atender todas as escolas. “A situação é crítica em algumas escolas. Salas de aula com infiltração, alunos tendo aula sem luz na sala. Além de comprometer o aprendizado, esses alunos estudam em situação constrangedora muitas das vezes”, disse.

Ela destaca também a necessidade de trabalhar com qualidade a inclusão, tanto na qualificação dos profissionais, quanto no acompanhamento da rotina escolar. ”As escolas precisam com urgência de um profissional que visite as escolas e veja a realidade do dia-a-dia. Os laudos demoram muito, os professores não estão preparados para enfrentar a inclusão”, disse.

A parlamentar pontuou ainda que durante o ano de 2018, as crianças eram encaminhadas para atendimento com neuropediatra e fonoaudiólogo e ficaram sem atendimento por falta de equipe especializada. Essa situação, segundo ela, compromete o desenvolvimento da criança na fase da alfabetização, dificultando que elas passem do primeiro ciclo automaticamente para o segundo ciclo já alfabetizadas. “Crianças com dificuldade na fala tem problemas para serem alfabetizadas e precisam desse trabalho”, afirmou, acrescentando que a questão da promoção automática também precisa ser revista.

Outra questão destacada pela vereadora é a necessidade de melhoria no cardápio para o período integral. “Merenda não é suficiente para esses alunos que ficam o dia todo na escola. Eles precisam de almoço e alimentação reforçada”, destacou.

Já o vereador Elias da Corbama afirmou que a Comissão de Educação vem desempenhando um belíssimo papel, visitando diversas unidades escolares do município, sempre com o intuito e objetivo de trazer melhorias para as mesmas. “Sempre que finalizamos as visitas passamos todas as pendências e demandas para a Secretaria de Educação. Juntos, estamos trabalhando por um melhor ensino e unidades mais bem estruturadas. A união faz a força”, concluiu o parlamentar.

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