Image
22 março, 2024
Comentários

Comitiva de Paraty marca presença na Cúpula Mundial dos Oceanos

A cidade de Paraty, representada pelo prefeito Luciano Vidal e sua comitiva, mais uma vez marcou presença na Cúpula Mundial dos Oceanos (World Ocean Summit) que aconteceu em Lisboa/Portugal entre os dias 11 a 15 de março de 2024, sob o tema: Virar a maré para uma economia oceânica sustentável.
O objetivo do evento foi reunir autoridades, acadêmicos, sociedade civil, empresas, ativistas para fomentar a partilha de informação e o desenvolvimento de ações na transição para uma economia oceânica sustentável. O prefeito teve a oportunidade de palestrar durante o evento, onde abordou temas sobre políticas públicas de Paraty que fomentam a economia azul na região, como o saneamento básico, criação das fazendas marinhas, pescas artesanais, entre outras ações que têm sido referência no estado do Rio de Janeiro. Além das palestras, houve a oportunidade de troca de experiências entre os participantes e conversas diretas com autoridades e empresas interessadas em investir no município de Paraty.
Também foram realizadas visitas técnicas em equipamentos públicos e empresas que investem em inovação e tecnologias sustentáveis. Entre os locais visitados estiveram o Porto de Lisboa (primeiro porto comercial português), a Prefeitura de Lisboa (projetos de políticas públicas de acessibilidade e inovação), o Departamento de Produção de Água e Controle de Qualidade do Serviço de Municipal de Água e Saneamento - SMAS do município de Almada e o Instituto Hidrográfico da Marinha de Lisboa. As empresas visitadas foram a Galp (grupo de empresas portuguesas no setor de energia) e a Unbabel (plataforma de tradução humana movida a inteligência artificial). Essas visitas técnicas ampliaram a visão estratégica dos componentes da comitiva, formada, além do prefeito, pelo vice-prefeito Izaques Merendas, o secretário de Pesca, Saulo Vidal, o secretário de Planejamento, Vinicius Azevedo, e o diretor do Departamento de Água e Esgoto Luis Paulo da Silva, no planejamento de ações da prefeitura, tendo foco na sustentabilidade e inovação.
Paralelo ao evento, aconteceram agendas importantes como uma visita à Prefeitura de Ílhavo, onde o prefeito João Campolargo e sua equipe receberam a comitiva para avançar no acordo de Amizade entre as duas cidades de Paraty e Ílhavo feita em 2000, por meio de projetos financiados por programas europeus de cooperação nas áreas de cultura, gastronomia e turismo.
Paraty também marcou presença no lançamento do livro Economia do Mar, Brasil e Portugal, que fala sobre as práticas que envolvem a economia azul nesses dois países. O evento foi realizado no centro de Lisboa, na livraria Travessa, com a participação de várias autoridades, acadêmicos e empresas envolvidas com o tema.
A Prefeitura de Paraty segue com o objetivo de transformar Paraty na primeira cidade azul do país, através das atividades sustentáveis no mar, para desenvolver a economia local, alinhando interesses, conciliando expectativas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nosso município.

Comentários