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11 maio, 2016
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“Como atrair, conquistar e manter clientes” é tema de Seminário no Sicomércio de Barra Mansa

Cerca de oitenta pessoas participaram do seminário “Como atrair, conquistar e manter clientes”, promovido pelo Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa, em parceria com o Sebrae. O evento aconteceu na noite da última terça-feira, dia 10, no auditório do sindicato, e foi ministrado pelo instrutor do Sebrae Félix Pelayo.

Durante o seminário, Félix apresentou estratégias e ferramentas, visando o crescimento e consolidação das empresas. Segundo ele, a atração do cliente é a atividade mais difícil das três (atrair, conquistar e manter). Entres as técnicas apresentadas pelo instrutor para obter êxito nessa fase estão: investir na fachada e vitrine da loja, além de divulgar a empresa através de propaganda.

No segundo passo, que é a conquista, ele destacou que, além de um bom atendimento, é importante oferecer opções de pagamento: cartões e cheque, facilitando assim a compra. “No atendimento é fundamentar treinar a equipe para receber o cliente. O vendedor, além de uma boa aparência e postura, precisa conhecer o produto que vende e apresentar ao consumidor suas características que se traduzam em benefício a ele”, disse.

Para manter o cliente, que seria o terceiro passo da comercialização, Félix ressaltou que é preciso conhecer o cliente, saber o que ele gosta. “Isso faz com que ele se mantenha fiel e faça boca a boca do seu produto e loja”, comentou, acrescentando que um bom uso do sistema de informação da loja dá sustentação para conhecer melhor o cliente: “Além dos dados básicos, como endereço, data de nascimento, é possível ter as preferências do cliente”, concluiu.

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