03 março, 2016
Comentários

Companhia teatral de São Paulo apresenta peças gratuitas em Resende

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, recebe neste fim de semana, no Espaço Z, a premiada Cia Truks – Teatro de Bonecos, companhia teatral de São Paulo, que apresentará três espetáculos e ministrará oficinas no local entre os dias 4, 5 e 6 de março. A entrada será gratuita.

Na sexta-feira, dia 4, às 19h, será apresentada a peça “Sonhatório”, que se passa em um suposto sanatório, onde os ditos loucos não tem nada para comer ou beber e assim começam a fantasiar suas refeições. Sábado, dia 5, às 16h, será a vez da Cia. Truks encenar o “Construtório”, onde três operários ficam presos em uma obra e deixam a imaginação falar mais alto para se distraírem. Por fim, no domingo, dia 6, às 16h, o “Zôo-ilógico” contará a história de um pai que resolve levar o filho para um piquenique diferente no zoológico. As apresentações são livres para todas as faixas etárias.

Já a oficina, intitulada “O teatro de objetos da Cia Truks”, será realizada nos dias 5 e 6, das 9 às 13 horas, e é indicada para maiores de 16 anos. As atividades são destinadas para os interessados na arte do teatro de animação. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada dia, e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira pelo e-mail deborahscorrea@gmail.com.

Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Tramezzino, a oportunidade de receber a Cia. Truks vai de encontro às diversas iniciativas do órgão na busca pelo fortalecimento do cenário cultural do município.

- É uma grande chance de termos acesso a novas linguagens artísticas, já que eles fazem esse trabalho com bonecos, que não é tão familiar na cidade. As oficinas, que serão gratuitas, também vão impactar de uma maneira bastante positiva naqueles que se interessam pela arte e nos que vão passar a se interessar - avaliou Ângelo.

O Espaço Z fica na Avenida Gustavo Jardim, no Centro, ao lado da Rodoviária Velha.

A companhia

A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então se apresenta em teatros, escolas, instituições e espaços alternativos de todo o Brasil. Participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento, como o Mambembe, do Ministério da Cultura, o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Coca-Cola de Teatro Jovem, entre outros. Coordenou, ainda, o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, espaço de referência desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do Município, entre 2002 e 2012.


Comentários