01 junho, 2017
Comentários

Conferência em Resende debate Igualdade Racial no Brasil

“O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. Este é o tema da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através de sua Coordenadoria da Igualdade Racial, realiza neste sábado, 3 de junho, na Casa da Amizade.


Durante o evento, que será aberto às 9 da manhã, haverá palestra sobre o tema principal, ministrada por Nuno Coelho, jornalista, militante do movimento negro e membro titular do Conselho Nacional da Igualdade Racial, além de debate, trabalhos em grupo, plenária e eleição dos delegados que representarão Resende na Conferência Estadual, ainda sem data marcada para acontecer. No total, serão eleitos quatro delegados, dois deles representantes do Poder Público e dois da sociedade civil.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Igualdade Racial, Sônia Maria de Freitas, a Conferência será uma excelente oportunidade para que a sociedade possa refletir sobre a situação atual da população afrodescendente no país, além de ser um meio para divulgar o legado, a cultura e a contribuição dos negros para o desenvolvimento da sociedade brasileira ao longo dos últimos cinco séculos.

- Infelizmente, muitas pessoas desconhecem as enormes contribuições que a população negra deu para o desenvolvimento do país desde sua descoberta. E esta Conferência será o fórum ideal para refletir sobre isso e também sobre os direitos e liberdades da população afrodescendente – disse Sônia de Freitas, lembrando que temas como igualdade de oportunidades, não discriminação, participação e inclusão, encarceramento dos negros e enfrentamento da pobreza também estarão presentes na Conferência.

A Casa da Amizade fica na Rua Paul Harris, 104, no Centro.

Confira a programação:

8h – Credenciamento
9h – Abertura oficial
9h15 – Palestra sobre o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, com Nuno Coelho
9h45 – Debate
10h05 – Leitura do Regimento Interno
10h25 – Intervalo
10h40 – Grupos de trabalho
11h30 – Plenária
13h - Encerramento

Comentários