07 novembro, 2019
Comentários

Conretur tem nova diretoria executiva

O CONRETUR – Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras, primeiro Conselho Regional de Turismo criado no Estado do Rio de Janeiro, realizou sua Assembleia Geral Ordinária em 05.11.19 para eleger sua nova Diretoria Executiva.



A reunião aconteceu na sede da CDL Resende e contou com a participação da maioria dos Conselheiros e Conselheiras, das 27 Entidades que compõem o Conselho, 25 estavam representadas. O evento teve, ainda, a presença de algumas Autoridades, dentre elas, Thomas Weber, Presidente da TurisRio – Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Cezar Werneck, Vice-Presidente da TurisRio, Marco Navega, Presidente do CONDETUR – Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol e também Presidente da Federação dos Conventions and Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro e Bhella Santos, Gerente de Turismo de Barra Mansa e Presidente do CITIVALE – Conselho Regional de Turismo do Vale do Café.



O atual Presidente do CONRETUR, Marcelo Carrasco Jimenez que representa o Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia no CONRETUR foi reeleito para mais um mandato de 2 anos e dessa vez contará com Eduardo Lemos que representa a Associação de Hotéis de Resende no CONRETUR como seu Vice-Presidente. Roberta Dias de Oliveira representante do Líder Vale Médio Paraíba no CONRETUR continua como Secretária Executiva.



“O CONRETUR - Agulhas Negras foi criado em 1997, por iniciativa de um grupo de empresários e foi o Primeiro Conselho Regional de Turismo no Estado do Rio de Janeiro, muito antes da implantação do Programa de Regionalização do Turismo por parte do Ministério do Turismo. O Conselho tem uma importância histórica na luta pelo desenvolvimento do turismo regional, servindo de modelo para outras regiões do Estado. Por sua iniciativa junto à ALERJ, a região foi denominada como Agulhas Negras, através da Lei N° 3.395, de 5 de maio de 2000, que compreende os Municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real. Neste momento, nosso trabalho está recomeçando e precisamos contar com o apoio das Entidades que acreditam neste processo e no trabalho de fortalecimento do turismo regional” ressaltou Marcelo Carrasco Jimenez, Presidente do CONRETUR. Ainda, segundo Marcelo, na próxima reunião será trabalhada a alteração do Estatuto que permitirá criar câmaras temáticas para agilizar os trabalhos do Conselho.


O CONRETUR se reestruturou e se reorganizou em maio passado, com a necessidade de cumprir exigências do Ministério do Turismo para que a Região das Agulhas Negras e os Municípios que a compõem, Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real continuassem constando no Mapa do Turismo Brasileiro. Após essa reestruturação, muitas ações já foram realizadas pelo Conselho, como a audiência com o Secretário de Estado de Turismo Otavio Leite apresentando a Região das Agulhas Negras, solicitando priorizar a Região das Agulhas Negras nos investimentos em Turismo do Estado e solicitando a inclusão do CONRETUR no Conselho Estadual de Turismo; audiência com o Coordenador de Interação com o Cliente da Nova Dutra, Othon Almeida solicitando sinalização turística para a Região das Agulhas Negras no âmbito da Rodovia Presidente Dutra; articulação junto ao Deputado Estadual Welberth Rezende, Presidente da Comissão de Turismo da ALERJ para inclusão do CONRETUR no Conselho Estadual de Turismo; participação no Salão Estadual de Turismo, realizado no Rio de Janeiro; solicitação ao Presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade de manutenção preventiva na RJ-163 Estrada que liga Penedo a Visconde de Mauá; solicitação junto às Secretarias de Turismo que intensifiquem o cadastramento dos estabelecimentos turísticos no CADASTUR do Ministério do Turismo para que a Região seja reconhecida pela quantidade real de empresas turísticas que possui com a efetivação do cadastro junto ao Ministério.



Para Eduardo Lemos, eleito Vice-Presidente “O CONRETUR tem sua importância histórica no desenvolvimento do turismo da região e agora estamos num momento em que o Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo volta a ter força como política pública. Precisamos aproveitar este momento fazendo nosso dever de casa aqui na região, apoiando a legalização dos prestadores de serviços turísticos e incentivando o cadastramento no CADASTUR do Ministério do Turismo, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados."


Thomas Weber, Presidente da TurisRio declarou “ficamos muito contentes em poder participar da Assembleia do CONRETUR. As Instâncias de Governança Regionais são uma determinação do Ministério do Turismo. Desde o início desse ano, o Secretário Otavio Leite destacou uma equipe para priorizar essa ação nas 12 Regiões do Estado. A Assembleia em Resende foi muito marcante pela presença ampla de lideranças de diversas entidades e de empresários do setor. O trabalho em conjunto dos municípios irá trazer grande retorno para os municípios envolvidos.”



Serviço:
Reuniões do CONRETUR – Conselho Regional de Turismo das Agulhas Negras

Toda primeira terça-feira de cada mês, às 15 horas, na CDL Resende, Av. Marechal Castelo Branco, nº 355, sala 301, bairro Jardim Tropical, em Resende.

Confirmar pelo e-mail: conretur@gmail.com ou pelo whatasapp: (24) 99253-3620.



Entidades participantes do CONRETUR - Agulhas Negras: Secretarias Municipais de Turismo de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, Conselhos Municipais de Turismo de Resende, Itatiaia e Quatis, SETUR RJ/TURISRIO, ABIH, ABAV, SEBRAE, Parque Nacional do Itatiaia, Parque Estadual da Pedra Selada, RPPN Agulhas Negras, CDL Resende, Associação Comercial de Resende, Associação de Hotéis de Resende, Associação de Hotéis, Restaurantes e Similares de Itatiaia, Associação Pró-Penedo, Associação de Lojistas da Pequena Finlândia, Associação Comercial de Visconde de Mauá, Região de Visconde de Mauá Convention and Visitors Bureaux, Associação de Guias de Turismo da Região, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Grupo LÍDER Vale Médio Paraíba, Sindicato do Comércio de Resende e Itatiaia e CDL Quatis.

Comentários