Image
13 setembro, 2019
Comentários

Conselho Comunitário de Segurança de BM homenageia policiais e guardas municipais

O CCS BM (Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa) promoveu na tarde desta quinta-feira, 12, uma homenagem aos guardas municipais da equipe de ronda escolar e aos policiais militares que se destacaram em suas atividades durante o ano. A solenidade aconteceu no auditório da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) e teve como objetivo reconhecer os trabalhos prestados pelas corporações ao município.

Durante a homenagem, autoridades e representantes do Conselho ressaltaram a importância e as conquistas da ronda escolar, projeto realizado com a parceria das forças de segurança de Barra Mansa desde 2017, com o objetivo de coibir ações ilícitas nas portas das escolas.

Em sua fala, o presidente do CCS BM e da ACIAP BM, Bruno Paciello, analisou o porquê as ações da ronda têm apresentado êxito. “Sinergia entre as polícias militar e civil e guarda municipal. Essa integração tem sido fundamental para o sucesso da ronda escolar, pois a troca de informações rápida entre as corporações permite ações mais precisas e eficazes. Reconhecemos e agradecemos o trabalho de cada um de vocês”, disse Paciello.

Quem também ressaltou o sucesso da ronda escolar foi o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir. “Em 2017, solicitamos ao governo municipal um veículo para melhorar o nosso trabalho. A solicitação foi atendida e, desde então, conseguimos conquistar resultados positivos. Nos dois primeiros anos desse trabalho, fazíamos apreensões diariamente. Já em 2019, as ocorrências nas portas das escolas diminuíram significativamente”, afirmou Valcir.

Segundo a diretora do Colégio Estadual Baldomero Barbará e membro do CCS, Regina Dornas Messias, os problemas na porta da escola reduziram muito. “Há dois anos a ronda escolar foi criada para auxiliar as instituições de ensino no combate ao tráfico de drogas e à violência. Atualmente, a ronda realiza um trabalho preventivo, pois não registramos mais tantos conflitos”, lembrou Regina.

A tenente-coronel e comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, Luciana Rodrigues de Oliveira, falou do trabalho da PM e destacou a importância da homenagem. “Esse tipo de evento é muito bom para nós, policiais, porque nos motiva a trabalhar cada vez mais e melhor em prol da população. Saber que somos reconhecidos pelo nosso trabalho e desempenho é muito gratificante, principalmente nos dias atuais, em que é muito difícil atuar como polícia militar”.

O guarda municipal Sebastião Carlos Augusto Alves foi um dos homenageados. “Esse tipo de evento é muito raro em nossa profissão, pois sempre somos muito cobrados a apresentar resultados. É um reconhecimento que mostra que estamos no caminho certo. Estou muito feliz”.

Para o terceiro sargento da Polícia Militar, Marcelo Rodrigues de Oliveira, a homenagem foi muito importante, assim como a integração entre a PM e a sociedade. “Só tenho a agradecer. Trabalhamos para oferecer o melhor a todos. Da mesma forma que a sociedade precisa da polícia, nós precisamos de vocês. Confiem e podem contar sempre com a gente. É uma honra receber esta homenagem”, disse emocionado, ao lembrar a sua participação no salvamento de um homem que sobreviveu a um choque elétrico, no Centro de Barra Mansa.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Drable parabenizou o trabalho da ronda escolar e enfatizou a atuação do capitão da 2ª Cia. do 28º Batalhão da Polícia Militar, Alcimar Videira. “Atualmente, a polícia de Barra Mansa é respeitada por causa do sério trabalho desenvolvido pelo capitão Videira. Ele conseguiu promover integração entre as corporações, entidades e sociedade. Por isso a ronda escolar tem êxito e é uma referência”.

Os 29 profissionais homenageados receberam uma placa de congratulação pelos relevantes serviços prestados ao município. No final da solenidade, os policiais e guardas participaram de sorteios de brindes, oferecidos pelo Conselho de Segurança. Já o capitão Videira, a comandante Luciana e o presidente do CCS, Bruno Paciello, foram agraciados com uma lembrança do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

Diversas autoridades e representantes de entidades prestigiaram o evento, entre eles: Xisto Neto, presidente da CDL BM; Arivaldo Corrêa Mattos, presidente do Codec-BM; o vereador Daniel Volpe Maciel; e o advogado Luciano Magalhães, representante da OAB BM.

Comentários