Image
23 agosto, 2018
Comentários

Conselho Comunitário de Segurança é empossado em BM

O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Barra Mansa foi reinstaurado na manhã desta quinta-feira, dia 23. Na cerimônia de posse, realizada na sede da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), foram apresentados à comunidade os novos conselheiros: Bruno Paciello, como presidente; Janio Viana, no cargo de vice-presidente; Matheus Gattás e Belmiro Cardoso, como primeiro e segundo secretários; para o cargo de diretor social, Paulo Porto; e Geraldo Magela, como conselheiro.

De acordo com o novo presidente do órgão, Bruno Paciello, uma das metas do Conselho será atuar na prevenção ao crime. “As entidades vão continuar a apoiar a polícia e a guarda no excelente trabalho de segurança pública que tem sido feito em Barra Mansa. Mas também queremos ouvir a comunidade e investir em educação, esporte e quaisquer atividades que, comprovadamente, têm o poder de influenciar a juventude a se manter no caminho correto”, declarou Paciello.

Estiveram presentes inúmeras autoridades do setor de segurança pública municipal e estadual. Uma delas foi o capitão Gustavo Matheus, coordenador estadual dos CCS do Instituto de Segurança Pública (ISP). Para ele, a parceria entre os conselhos municipais e a polícia é de suma importância.

“Os Conselhos de Segurança Pública são pontes que ligam à sociedade ao poder público. Eles quebram paradigmas, facilitam a comunicação e são um espaço onde o cidadão pode realizar denúncias. Temos ótimas expectativas para a questão de segurança em Barra Mansa com a reabertura do CCS. A cidade está no caminho certo”, disse o capitão.

O evento também contou com a participação do comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, que parabenizou os novos conselheiros em nome do prefeito Rodrigo Drable. “Segurança pública é um dever do Estado, mas um direito e responsabilidade de todos. O CCS vai vir para somar, gerar ainda mais integração entre as forças de segurança e beneficiar muito a população da cidade. Desejamos aos conselheiros sabedoria nessa nova caminhada”, declarou.

O delegado da Polícia Civil de Barra Mansa, Ronaldo Aparecido, também prestigiou a cerimônia. “É uma satisfação enorme ver a reativação do CCS. Todos sabemos que, há aproximadamente dois anos, o Estado não tem fornecido os insumos necessários para o trabalho da polícia, mas, com a ajuda das entidades e órgãos aqui presentes, temos dado continuidade ao trabalho. É de suma importância que tenhamos parceiros nessa luta de proporcionar paz, tranquilidade e qualidade de vida à população”, relatou Ronaldo.

Também compondo a mesa esteve o Tenente Coronel César Veras, comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar. “Este é um dia de alegria porque, finalmente, todas as cidades do 28º Batalhão têm seu próprio CCS. Historicamente, os conselhos têm sido ótimos parceiros para a corporação, extremamente atuantes e presentes nas decisões que são tomadas. Tenho absoluta certeza de que isso irá acontecer aqui também porque Barra Mansa tem se destacado em todos os sentidos. Os conselheiros podem contar comigo e com o 28º no que for preciso”, garantiu.

Para o presidente do CODEC BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), Arivaldo Corrêa Mattos, as entidades trabalharão juntas em prol do crescimento do município.

“Não existe desenvolvimento econômico sem segurança. As grandes corporações sempre analisam a questão de segurança pública de uma localidade antes de investir. Então, se queremos que Barra Mansa mantenha essa imagem de um lugar tranquilo para se viver e também para investir, devemos preparar a cidade e aumentar a qualidade dos serviços de segurança oferecidos”, finalizou Arivaldo.

Estiveram presentes também os vereadores Jefferson Mamede e Wellington Pires.

Comentários