13 março, 2024
Comentários

Consulta pública de elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental tem início em Barra do Piraí

A partir desta quarta-feira, 13, se inicia a consulta pública sobre a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental em Barra do Piraí (ProMEA). A iniciativa é referente a uma parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, junto à Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), à Myr Projetos Sustentáveis e a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí. Segundo dados da Myr, a versão preliminar do ProMEA Barra do Piraí está disponível para leitura, juntamente a um formulário para que a sociedade possa preencher com suas contribuições. Para acessá-los basta clicar no link https://forms.office.com/r/upP0679KX8 . A ação se estenderá até 12 de abril.

O objetivo do projeto é ampliar a participação social de toda a população e de setores interessados na discussão acerca da educação ambiental, assim, mobilizando a sociedade para apontar suas demandas e necessidades no âmbito municipal. Além disso, o enfoque também recai na promoção de mudanças em direção à melhoria do município pelo desenvolvimento sustentável, fortalecimento de redes de educação ambiental locais, conscientização e sensibilização da população para a conservação do meio ambiente e um rico processo de educação ambiental.

De modo geral, o ProMEA é um guia de diretrizes e desejos construídos coletivamente que vai ser usado como base para a construção de toda política e atividades municipais de educação ambiental. O Programa apoia a elaboração de ações de de curto, médio e longo prazo em conjunto com os atores sociais e diferentes aportes financeiros disponíveis em cada município. Tais ações são fundamentais para repercutir no âmbito das políticas municipais a importância do equilíbrio ecológico, os direitos e deveres individuais e coletivos referentes ao meio ambiente, o conhecimento dos benefícios da natureza e a história socioambiental local. Dessa forma, com a compreensão das origens e consequências dos problemas ambientais da região é possível a construção coletiva de soluções.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, ressaltou a relevância de ações como essa e comentou sobre a participação popular em sua elaboração. “O fomento a ações ambientais, sem dúvidas, é uma pauta importantíssima para o poder público de Barra do Piraí. Através delas, a prefeitura será capaz de conscientizar a população e implantar novas medidas que corroborem para os incontáveis benefícios da preservação ao meio ambiente. Essa consulta pública é uma forma democrática de os barrenses participarem desse projeto. Por isso, não deixem de participar e auxiliar nesse início da do Programa Municipal de Educação Ambiental em Barra do Piraí”, apontou o prefeito.

Comentários