Image
20 fevereiro, 2018
Comentários

Contentores de resíduos sólidos subterrâneos do Centro de BM são desativados

Esquina das Ruas São Sebastião e Duque de Caxias será urbanizada; novo horário coleta de lixo no local já está em funcionamento

O Saae - BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) desativou na última semana os três contentores de resíduos sólidos urbanos subterrâneos instalados na Rua São Sebastião, esquina com a Duque de Caxias, no Centro. A medida poe fim a poluição ambiental e visual acarretada pelo uso inadequado do equipamento pela população. Os contentores já foram retirados e levados para o pátio da autarquia.

Embora, o Saae tenha envidado esforços na educação ambiental, orientação e conscientização da população para o uso eficiente dos contentores, o resultado ficou aquém do esperado. De acordo com o diretor executivo da autarquia, Fanuel Fernando, entre os problemas estavam o acumulo de lixo nas calçadas, além da proliferação, ratos, baratas e insetos. “Por diversas vezes encontramos os contentores vazios e com os sacos de lixo do lado de fora do equipamento, o que gerava uma grande insatisfação aos comerciantes, moradores da localidade e ao poder público. Também eram recorrentes situações de veículos de passeio ocupando a vaga destinada ao caminhão de lixo que executava o recolhimento do lixo nos contendores, atrapalhando a coleta e também o trânsito”, disse.

Fanuel relatou ainda que paralela a desativação, foi implantada no último dia 15, um novo horário de coleta de lixo no local para atender forma eficiente o localidade. “O recolhimento dos resíduos está sendo realizado de segunda-feira a sábado, às 17 horas, nas Ruas Barão de Guapi, Jansen de Melo e São Sebastião, além da coleta noturna, por volta das 23 horas. Também aos domingos é feito o recolhimento do lixo, às 12 horas”, detalhou o diretor, ressaltando que uma campanha educativa será realizada com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância de acondicionar o lixo corretamente e colocá-lo para recolhimento nos horários pré-estabelecidos.

Nos próximos dias, a Susesp (Superintendência de Obras de Serviços Públicos) fará a urbanização do espaço a fim de devolver a população um ambiente sadio ao trânsito e convívio das pessoas.


Comentários