Coronavírus: como limpar corretamente óculos e lentes
Em tempos de COVID-19, é de extrema importância se preocupar com a higienização
A limpeza se tornou primordial em todos os sentidos com a pandemia do novo coronavírus. Com óculos e lentes, não é diferente. Por estarem em contato direto com o rosto, é ainda mais importante intensificar a higienização e tomar todos os cuidados necessários na hora de utilizar. Paula Gusmão, CEO da eÓtica, maior e-commerce de óculos no Brasil, separou algumas dicas para limpar óculos e lentes da melhor forma e sem que haja danificação do produto. Confira:
Óculos:
• Use água corrente nas lentes dos óculos
Lave os óculos pelo menos duas vezes ao dia. Tente usar água corrente e na temperatura ambiente apenas nas lentes de grau. Não é indicado colocar os óculos em contato com água quente, isso pode danificar o tratamento das lentes. Além disso, não é orientado molhar as armações dos óculos, principalmente as de metal, já que podem enferrujar.
• Use sabão neutro líquido para a limpeza
O sabão neutro líquido é o produto mais indicado na higienização dos óculos. Ele elimina as bactérias e impurezas que possam se alojar nas lentes do acessório. Aplique o sabão quando os óculos (lentes) estiverem na água. É necessário eliminar todos os resquícios do produto ainda na água. Não é indicado usar álcool gel para a limpeza.
• Use produtos específicos
Já existem inúmeros produtos específicos para higienização de óculos, isso sem precisar de água ou sabão. Sprays de limpeza de lentes são ótimos para ajudar a limpar os óculos nos dias corridos, contudo, nada substitui a água e sabão quando o assunto é descontaminação do vírus.
• Use lenço de microfibra para secar as lentes dos óculos
Não adianta limpar os óculos corretamente e depois secá-los na camiseta. Para esse processo existem os lenços de microfibra, mais conhecidos como "flanelinhas". Use os lenços também para limpar as lentes no dia a dia.
Lentes:
• Redobrar o cuidado ao lavar as mãos
Sempre que for colocar ou retirar a lente, é necessário lavar as mãos de acordo com o que o Ministério da Saúde recomenda: água e sabão durante 20 segundos em toda a região da mão e dos punhos para que assim, você coloque sua lente sem preocupação.
• Dê preferência para lentes diárias e descartáveis
Por conta do cenário atual, as lentes diárias e descartáveis passam a ser as mais indicadas, já não serão usadas novamente e não há perigo de contaminação se não houver uma limpeza correta.
• Lavá-las apenas com soluções de limpeza para lentes
Dê preferência para a lavagem com soluções de limpeza indicadas para lentes, pois nesse caso, elas farão a limpeza completa e necessária. É importante frisar que deve-se trocar o líquido pelo menos uma vez por dia na caixinha de armazenamento mesmo que não utilizada no dia.
Comentários