Image
24 março, 2020
Comentários

Covid-19: Resende pretende garantir mais leitos e espaços de atendimento

A Prefeitura de Resende tem mantido esforços diários para implantar ações de prevenção e combate ao coronavírus, seguindo protocolos e determinações nacionais e internacionais. Por outro lado, o governo municipal também busca preparar a rede de saúde para promover tratamento e triagem de eventuais pessoas infectadas ou com suspeita de ter a doença. O objetivo é tentar fazer com que os atendimentos cotidianos sejam impactados da menor maneira possível, e para isso novos espaços estão sendo abertos e outros são adaptados.

Na quarta-feira, dia 19, uma equipe de técnicos da saúde acompanhou o prefeito Diogo Balieiro Diniz em algumas visitas a locais que poderão ser usados com um possível agravamento do quadro atual. Um novo espaço dentro do Hospital de Emergência está sendo preparado para possíveis novos leitos de CTI. Na mesma unidade, que é considerada de referência na região, o governo municipal conseguiu acelerar as obras e entregar o pronto-socorro, que passava por uma ampla reforma. Também no Hospital de Emergência, a Prefeitura prepara uma estrutura, que ficará na parte externa da unidade, para servir como espaço de triagem. A ideia é evitar que muitos pacientes fiquem aglomerados no interior do HME.

Neste mesmo sentido, o prefeito e sua equipe também foram até o antigo prédio na Mater, que fica no bairro Jardim Jalisco. Ainda em fase de estudo, o local pode se tornar um possível centro de atendimento em caso de um grande número de casos graves de Covid-19. Mais recentemente, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, visitaram as instalações da UPA da Cidade Alegria para também avaliar a possibilidade de uso e a melhor maneira da unidade se encaixar no processo. Em fase final de obras, a Policlínica da Cidade Alegria também passou pela mesma vistoria e poderá ser adequada.

Além disso, o Governo Municipal já tem levantados outros possíveis locais de atendimento. O posto de saúde que fica localizado onde funcionava o antigo laboratório, bem ao lado do Posto do Estado, o CEO Centro de Especialidades Odontológicas, já foram visitados. A Santa Casa de Misericórdia e o posto de saúde do bairro Paraíso também foram incluídos em estudos para eventual necessidade. A unidade básica de saúde, como ocorreu no caso do pronto-socorro do HME, estava em obras e teve os trabalhos acelerados para poder participar das ações de enfrentamento ao coronavírus.



FOCO NA PREVENÇÃO

Ainda não há casos do novo coronavírus registrados em Resende. Para que isso se prolongue, a Prefeitura tem um grande leque de ações para garantir que medidas de prevenção sejam adotadas na cidade. Seguindo protocolos da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretara de Estado da Saúde, diversas medidas temporárias de distanciamento social estão em vigor. Da mesma maneira, há uma campanha maciça em todos os canais de comunicação do Governo Municipal com dicas sobre a prevenção e o combate à doença.

Comentários