12 maio, 2016
Comentários

CSN e prefeitura de Resende oferecem curso gratuito de hotelaria

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda anunciou que começam nesta sexta-feira, dia 13 de maio, as inscrições para o curso gratuito Capacitar Hotelaria e Serviços, realizado pela Fundação CSN. A princípio, são cinco vagas destinadas a moradores de Resende, o que pode ser ampliado, caso outros municípios não consigam completar seu número de participantes.

As inscrições vão até o dia 31 de maio. Para participar, é necessário ter entre 16 e 29 anos, ensino fundamental completo, renda familiar de até dois salários-mínimos e ser oriundo da rede pública de ensino.
As inscrições devem ser realizadas na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, que fica na rua Gulhot Rodrigues, 275, bairro Comercial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O candidato deve apresentar cópia da identidade e do CPF, duas fotos 3x4 recentes, cópia do comprovante de renda dos integrantes da família que trabalham e cópia do comprovante de escolaridade.
Além de avaliação socioeconômica, conforme estipula o edital da Fundação CSN, os inscritos serão submetidos a uma prova de seleção, que será realizada em junho, em Volta Redonda. A prova será composta por questões de Português, Matemática e Atualidades. Os participantes devem obter nota mínima de 5,0. A Prefeitura de Resende vai garantir o transporte dos candidatos no dia da prova.
A matrícula também poderá ser feita na sede da Secretaria de Trabalho e Renda. As aulas acontecerão no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda. Serão duas turmas, às terças e quintas-feiras, uma pela manhã, das 8h30 às 11h30, e outra das 14h às 17h.
A capacitação compreenderá as seguintes áreas: reserva e recepção, cozinha, eventos, governança, bartender, garçom, manutenção, atendimento ao cliente, higiene e manipulação de alimentos, inglês, entre outras.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho, os alunos receberão material didático, uniforme, vale-transporte, lanche e seguro contra acidentes coletivos.
- O curso visa a criação de condições para a inserção do jovem no mercado de trabalho. Pela parceria com a Fundação CSN proporcionamos aos jovens de Resende a oportunidade de formação qualificada gratuita no principal Hotel-Escola do Sul Fluminense - comenta o secretário.
Além da Secretaria de Trabalho, participam da parceria com a Fundação CSN as Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, que irá realizar as avaliações socioeconômicas, de Educação e de Turismo e Eventos.
- A capacitação profissional é fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços no Turismo. Por outro lado, sabemos que, em pouco tempo, a qualificação no Turismo gera frutos, bem mais rápido do que na indústria, que exige maior período de experiência dos candidatos a vagas no mercado de trabalho – destaca o secretário de Turismo e Eventos, Antônio Leão.

Comentários