Curso Sala Preta está com inscrições abertas em Barra Mansa
Desde 2013 o Coletivo Teatral Sala Preta oferece um curso para multiplicar sua metodologia de pesquisa e criação artística. Este ano, em sua quarta edição, o curso expande suas atividades territorialmente e, além de abrir turma em Barra Mansa, sede do grupo, abre inscrição para a realização do curso em Penedo.
Em Barra Mansa, o Curso Sala Preta começa suas atividades nesta quinta-feira, dia 16, às 18 horas. Os encontros são realizados na Avenida Joaquim Leite, nº 604. As inscrições, que estão se esgotando, são feitas com o preenchimento do formulário on line https://docs.google.com/…/1CfYh6g9npPpaeWq4vyH-bXj…/viewform.
Para concorrer a bolsas, basta escrever uma carta de intenção e enviar até o dia 26 para o e-mail salapreta@gmail.com. Alunos já inscritos também podem participar.
Já a turma do Curso Sala Preta em Penedo, que só é possível sua realização por meio da parceria com o Grupo Cultural Pedra Sonora, iniciam seus encontros no dia 3 de março, às 19 horas, em local ainda a ser divulgado. A inscrição também deve ser feita on-line pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/1rSF71jrQxKtPSzxUX_6W0bQnpxnrPgSNO67jgGW69ys/viewform?c=0&w=1.
Assim como nos anos anteriores do Curso Sala Preta, todas as turmas contam com uma montagem no fim do processo de estudos. A primeira etapa do curso apresenta estudos práticos com cinco módulos sobre diferentes habilidades e saberes em torno das artes cênicas. Já a segunda etapa, consiste no processo prático de montagem de um espetáculo, e acontecerá no segundo semestre.
Dentro de sua estrutura, o aluno mantém uma prática de um "eixo" seja jogos e improvisação ou ViewPoints e teatro físico, fundamental na formação do ator, e ainda é levado a refletir, pesquisar e praticar o teatro nos módulos desenvolvidos durante o ano.
Não é necessário realizar as duas etapas do curso. Elas são independentes. Ou seja, o interessado pode fazer só uma das etapas ou as duas, como quiser. O Curso Sala Preta é voltado para atores, bailarinos, performers, diretores e qualquer interessado em desenvolver a teatralidade inerente ao humano. A idade mínima é de 16 anos e não há limite máximo. São poucas vagas.
Todo mundo é bem vindo para fazer uma aula experimental grátis, mas somente nas primeiras aulas de 2016. O interessado deve agendar pelo e-mail salapreta@gmail.com.
Oficinas Livres
Ampliando as oportunidades para troca, esse ano, o Coletivo Sala Preta, integrantes e colaboradores, oferecerão uma série de oficinas livres, de curta, média e longa duração. São oficinas artísticas e de produção, com foco específico e que tem como objetivo, colaborar para a ampliação das habilidades criativas dos participantes.
Inicialmente, serão 11 oficinas. Nestes primeiros três meses estão agendadas oficinas de Corpo e Objeto; Ações Hibridas do Ator; Voz e Corpo; Jogos de improvisação; Aulas de Canto (Individual ou Grupo) Teoria e Percepção Musical (Individual ou Grupo); e Jogos Teatrais na Educação. Em breve, as datas e a ementa de cada oficina será divulgada.
Posteriormente, estão agendadas as oficinas Memória e Ação; Artes Manuais; Teatro do Oprimido: som e ritmo; A voz no Corpo; e Política, Comunicação e Produção de Arte Urbana.
Comentários