14 dezembro, 2015
Comentários

Defesa Civil de Barra Mansa faz balanço da chuva de domingo, dia 13

Susesp e Saae estão com equipes nas ruas; 90 homens estão realizando limpeza em pontos críticos

Na noite do último domingo, dia 13, a Coordenadoria de Defesa Civil de Barra Mansa registrou 69 milímetros de chuva no período de uma hora e meia. Até a manhã desta segunda-feira, dia 14, os agentes realizaram 17 atendimentos: sete deslizamentos de terra; uma inundação; dois casos de riscos de desabamento; dois desabamentos parciais; dois alagamentos; uma queda de árvore; e dois casos de enxurrada com lama.

Nas partes mais baixas da Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, a Defesa Civil registrou um metro de coluna d´água por conta da cheia do Rio Barra Mansa. A sirene de emergência funcionou normalmente, alertando os moradores. Na Rua F1, no bairro Boa Sorte, também houve alagamento por conta da cheia do Rio Barra Mansa e a água subiu cerca de um metro. Já na Rua Amadeu José Barroso, a coluna d´água chegou a ficar com 60 centímetros. Na Boa Sorte, a sirene de emergência não funcionou por problemas técnicos e a equipe de manutenção já está trabalhando para a resolução do problema.

O Coordenador da Defesa Civil, Manoel da Silva, solicitou que a população evite fazer corte e movimentação de terra nessa época de pancadas de chuvas. “Também pedimos aos moradores que depositem o lixo na rua próximo ao horário da coleta, pois os sacos entopem os bueiros e prejudicam a vazão da água, além de ser mais um risco em casos de enchentes”, disse Manoel.

Segundo ele, não há famílias desabrigadas, mas o temporal causou prejuízos em vários imóveis. A Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) e o Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) enviaram equipes de limpeza para pontos críticos da cidade. Os bairros Siderlândia, Vila Coringa e Boa Sorte também contaram com o apoio de pá mecânica para a retirada de lama e entulho. Noventa homens estão em diversos pontos da cidade realizando a limpeza, entre eles: Rua Florianópolis, Albo Chiesse, Elias Geraidine e nos bairros Colônia Santo Antônio, Vista Alegre e Boa Sorte.

O Saae notificou e multou a empresa responsável pela obra na Rua Albo Chiesse por causa da quantidade de lama que saiu da obra e invadiu a rua.

Comentários