25 novembro, 2015
Comentários

Defesa Civil de Barra Mansa realiza simulado de evacuação no CEI Vieira da Silva

Atividade fez parte da programação da Semana de Redução de Risco de Desastres

A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 25, uma simulação de evacuação no CEI Vieira da Silva, no Centro. A atividade fez parte da programação da Semana de Redução de Risco de Desastres do município e contou com o apoio da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.

Cerca de 480 alunos, com idade entre cinco e 12 anos, e funcionários da escola participaram do simulado. Em apenas quatro minutos, todo imóvel foi evacuado pelos agentes da Defesa Civil, com ajuda dos profissionais da escola. “Nosso objetivo foi preparar os alunos e funcionários caso aconteça algum sinistro emergencial na unidade, como um incêndio”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Manoel Carlos Souza da Silva.

Segundo ele, a principal causa de mortes quando ocorre uma evacuação e as pessoas não estão preparadas é por pisoteamento. “Nossa orientação é que as crianças e adultos tenham calma caso seja preciso evacuar um local para não haver pânico”, ressaltou. “Muitas pessoas acham que é perda de tempo realizar esse simulado, pois acham que isso nunca vai acontecer com elas. Mas é muito importante, pois estamos trabalhando a prevenção”, reforçou Manoel.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Anthony Pietro, destacou a parceria entre a corporação e a Defesa Civil para a realização do simulado. “Essa preparação garante maior segurança para todos que vivenciem uma situação de risco”, disse o tenente. O diretor do CEI, Ricardo Augusto de Paiva, elogiou a atividade. “O treinamento é fundamental já que ninguém é imune a uma tragédia. Com preparo podemos garantir a segurança de todos os alunos e profissionais”, finalizou Ricardo.

Comentários