Defesa Civil de Barra Mansa recomenda não realizar escavações em período chuvoso
Coordenadoria realiza monitoramento permanente em áreas de risco; chuva fina pode encharcar solo
A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, recomenda que os moradores evitem realizar obras que tenham grande movimentação de terra durante o período de chuvas (de setembro a março). Segundo o coordenador do órgão, Manoel Carlos Souza da Silva, neste período há grande risco de deslizamentos, pois o solo tende a ficar encharcado.
"O governo municipal tem investido em obras de estabilização do solo, como os muros de contenção na Rua Orlando Brandão, na Vila Orlandélia, e no Boa Vista II. Mas ainda há áreas de risco no município que continuamos a monitorar. Neste período de chuva fina, intensificamos o trabalho e pedimos a colaboração dos moradores. Não temos como fiscalizar as obras em todos os imóveis particulares e solicitamos que as grandes intervenções no solo sejam suspensas para evitar deslizamentos”, ressaltou o coordenador.
Segundo ele, até o momento a chuva fina que cai desde sexta-feira, dia 04, não causou prejuízos no município. O único registro foi a queda de um galho de árvore, no bairro Ano Bom, no último sábado, dia 05. O galho foi removido pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos).
Na última terça-feira, dia 08, choveu 26 milímetros e o Rio Paraíba do Sul subiu quatro centímetros, mas o nível permanece baixo para captação de água. O Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) continua a solicitar que a população economize água para evitar desabastecimento.
Comentários