Image
22 fevereiro, 2018
Comentários

Defesa Civil de Porto Real intensifica monitoramento de chuvas

Segundo a Defesa Civil, o verão é um período bastante favorável para a incidência de chuvas intensas. Na quarta, 21, o pluviômetro instalado no bairro Parque Mariana registrou 50 mm, enquanto o pluviômetro automático instalado no Hospital Municipal São Francisco de Assis marcou 40 mm. O índice registrado em Bulhões foi menor, cerca de 25 mm. Os bairros apresentaram esses índices referentes a uma precipitação de menos de uma hora.


Conforme a classificação do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN) esses números são considerados índices pluviométricos elevados, pois essa quantidade de chuva em pouco tempo sobrecarrega o sistema de drenagem existente. Os últimos boletins relatam a previsão de chuvas fortes para esta quinta, 22, e sexta, 23. Conforme o CEMADEN os índices devem ter um acumulado significativo.

“O avanço da frente fria que aconteceu na última quarta, 21, favoreceu a formação de nuvens carregadas, gerando precipitação de chuvas com índices elevados, conforme registrado nos pluviômetros do município. Houve pequenos casos de alagamentos nos bairros Parque Mariana e Novo Horizonte e queda parcial de uma árvore, causando danos ao telhado do vestiário da quadra da Escola Cruz e Souza. No entanto não houve nenhum registro de acidentes com vítimas. Segundo os institutos oficiais de meteorologia a previsão do tempo é que a probabilidade de chuva seja reduzida gradativamente até domingo”, relatou o diretor de Defesa Civil, Leandro Augusto de Souza.

Serviço



Em caso de alagamentos e outras ocorrências devido às fortes chuvas a Defesa Civil pode ser acionada durante 24 horas. O telefone de contato da Defesa Civil é (24) 3353-3537 (segunda a sexta). À noite, finais de semana e feriados o contato deve ser feito pelo (24) 3353-1245.



Melhorias

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos relatou que a área crítica de escoamento do bairro Parque Mariana é correspondente ao trecho entre as ruas Custódio José de Mello e Saturnino Braga. Conforme relatou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares, o projeto de drenagem para solucionar o problema está pronto e encaminhado à engenharia da Caixa Econômica Federal. “Estamos aguardando a aprovação do orçamento para a execução das obras. São recursos federais de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Serfiotis. Tão logo haja o parecer favorável, daremos início ao processo licitatório para a contratação da empresa que executará as obras. O local já foi avaliado pela Caixa e a expectativa é que as melhorias comecem no mês de abril”, relatou Luiz Tavares.

Comentários