08 março, 2016
Comentários

Deputada Ana Paula Rechuan participa de cerimônia do Dia da Mulher na Alerj


Evento destacou ações de conscientização sobre o Zika Vírus

A deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB), presidiu cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O evento, realizado nesta terça-feira, dia 8, conscientizou sobre o vírus zika, e contou com a participação do secretário de estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior; do superintendente de Gestão de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe; e da bancada feminina da assembleia.
- Mais do que comemorar o Dia Internacional da Mulher é usar esta data para conscientizar sobre a epidemia que todo país enfrenta com o aumento de casos de zika, principalmente as mulheres que são um grupo de risco, devido às complicações relacionadas à gravidez – comenta a deputada Ana Paula, que faz parte da Comissão de Saúde da Alerj responsável pelo evento.
No encontro, o secretário de estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior fez um histórico das epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti, e também sobre o momento atual em que o estado do Rio se encontra com as notificações de casos de microcefalia e zika. "Estamos com 261 casos de microcefalia no estado, com quatro casos descartados e dois confirmados; e ainda, 255 casos aguardando investigações", disse o secretário Luiz Antônio.
O secretário reforçou as ações do estado, que entre funcionários do estado e dos municípios, conta com 10 mil agentes de endemias e 10 mil agentes comunitários de saúde; e ainda 800 bombeiros estão realizando ações na região metropolitana. "Para cuidar de casos de microcefalia, elaboramos um protocolo junto com o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro, para atender mulheres grávidas com bebês com microcefalia. Não vamos medir esforços para acompanhar os casos", destacou o secretário de Saúde.
Durante o evento a deputada estadual Ana Paula Rechuan, em nome da bancada feminina da Alerj, entregou ao secretário Luiz Antônio, a Indicação Legislativa aprovada que solicita ao Governo de Estado o fornecimento gratuito, repelente para as mulheres grávidas. "É importante que neste momento o estado colabore com as mulheres", afirma Ana Paula.
Na cerimônia, a deputada estadual destacou a importância do fortalecimento do empoderamento da mulher na política. "Várias mulheres mudam as políticas públicas, como estamos fazendo aqui na Assembleia Legislativa, com uma bancada feminina forte apresentando e aprovando propostas no combate ao Aedes aegypti", finaliza a deputada estadual Ana Paula Rechuan.

Comentários