Image
20 maio, 2019
Comentários

Deputado Antonio Furtado propõe mudanças na exposição da validade dos produtos

É fácil encontrar consumidores que já levaram produtos vencidos para casa sem se darem conta, seja porque a data marcada no produto estava apagada, por não saber o local que encontra a informação ou por ser difícil de enxergar devido ao tamanho dos números impressos. Para evitar esse problema, que atinge a maioria das pessoas, o deputado federal Delegado Antonio Furtado protocolou o Projeto de Lei 2929/2019, na Câmara dos Deputados, que prevê a padronização do local a ser impressa a informação sobre a data de validade dos produtos.



– Consumir produtos fora da data de validade pode colocar a vida das pessoas em risco, dependendo do produto. Entendo que é necessário padronizar essa informação para que o consumidor seja mais bem informado sobre o que está consumindo. Nem sempre é fácil encontrar essa informação nas embalagens. Com o Projeto de Lei, essa informação passará ser impressa no mesmo local em todos os produtos – explicou o deputado.



De acordo com a proposta, a data de validade exposta nos produtos deve ser colocada logo abaixo do logotipo ou nome comercial da empresa produtora, além de ser impressa de forma destacada a fim de permitir fácil identificação e leitura para o consumidor. Se a empresa colocar o logotipo em mais de um lugar na embalagem, a informação da data de validade deverá ser repetida. A mesma regra vale para os produtos vendidos a granel.

Comentários