Deputado Antonio Furtado tem reunião na ANP para tratar dos altos preços de combustível
Para entender melhor as políticas de preços aplicadas aos combustíveis no país, o deputado federal Delegado Antonio Furtado esteve em reunião com o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone. Durante o encontro foi apontado que um dos principais vilões na alta dos preços é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
– Vários critérios elevam os preços do combustível. Essa equação não é fácil e um dos motivos que observamos é o ICMS. O Rio de Janeiro tem um ICMS alto, mas vamos buscar fazer um trabalho que faça esse preço reduzir – declarou o deputado.
Também foram apresentadas ações a serem implantadas pela ANP e que podem ajudar o consumidor a ter mais escolha na hora de abastecer os veículos. Uma delas é um aplicativo com valores reais praticados em todos os postos e que possibilita a avaliação dos consumidores.
– A ANP está tomando iniciativas, no âmbito regulatório, no sentido de aumentar a competição, a transparência e beneficiar o consumidor. Estamos trabalhando para ver o que conseguimos adotar para ajudar o consumidor a ter possibilidades de escolha e produtos mais baratos – explicou o Décio Oddone.
O gás de cozinha foi outro assunto tratado durante a reunião. Para que a população tenha mais facilidade de acesso e preços mais justos, uma análise sobre as ações possíveis de serem tomadas começam na semana que vem.
– Conversando com o diretor da ANP e surgiram possibilidades de ações para a questão do gás de cozinha. Vamos começar estudos para um Projeto de Lei que vai beneficiar quem utiliza o botijão de gás e acaba pagando um preço desproporcionar – contou o deputado federal Delegado Antonio Furtado.
Comentários