Deputado Hugo Leal visita hospital do Fundão e garante verba para a unidade
Um dos coordenadores da bancada federal na Câmara, o deputado Hugo Leal (PROS-RJ) discutiu em visita nesta quinta-feira (28) ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) – Hospital do Fundão - a aprovação e aplicação de R$ 40 milhões junto ao Ministério da Educação. Dinheiro esse proveniente de emendas da bancada de 46 parlamentares.
Há outros R$ 30 milhões que vão cair na conta do hospital, provenientes de emendas individuais.
Leal foi recebido pelo diretor da instituição, Eduardo Côrtes, e equipe. Viu de perto alguns problemas: visitou uma UTI nova e duas enfermarias com 64 leitos que ainda não tem condições de funcionamento por falta de pessoal.
Hugo Leal ressaltou que a direção do hospital deverá elaborar um cronograma bem detalhado de investimentos para ser discutido no Ministério da Educação. O deputado explicou que é preciso acompanhar de perto o encaminhamento das emendas de bancada, a fim de assegurar a liberação dos recursos.
“A liberação das verbas de emendas individuais é mais objetiva. A maioria tem caráter obrigatório. As emendas coletivas ou de bancada dependem programação orçamentária própria”, explicou.
Hugo Leal, Eduardo Côrtes e demais integrantes da direção do hospital universitário abordaram, ainda, a dificuldade da adesão da unidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pelo gerenciamento de recursos de centros de ensino de medicina ligados a instituições federais em todo o Brasil. No Rio, apenas o Hospital do Fundão ainda não aderiu à ABSERH.
Comentários