Image
23 maio, 2019
Comentários

Deputado Marcelo Cabeleireiro defende recurso do Fised para o Médio Paraíba

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro defendeu que as regiões Sul Fluminense e Costa Verde também sejam contempladas com o recurso do Fundo Estadual de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised). Em discussão sobre o assunto na sessão ordinária da última terça-feira (21), Marcelo afirmou que é preciso olhar para todo o Estado do Rio e não somente para a Baixada Fluminense. “Não adianta colocar o recurso só na Baixada e deixa o Sul Fluminense e Costa Verde ficarem sem nada porque quando foram implantadas as UPPs na cidade do Rio de Janeiro, os bandidos migraram para Volta Redonda, Angra dos Reis... Então temos que dar tratamento igualitário”, reforçou o parlamentar.

O Fised foi criado em 2017 com o intuito de captar recursos para a Segurança Pública, a fim de auxiliar na implantação de programas como o reaparelhamento dos órgãos, pagamento do sistema de metas das polícias e de turnos adicionais para agentes, além de treinamentos para os policiais. Com o novo governo, o Fundo passa a ser liderado pelo secretário estadual de Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda. Os recursos são compostos de 5% dos royalties e participações especiais pela exploração do petróleo no Estado do Rio, além de doações de entidades públicas e privadas.

A verba não pode, no entanto, ser utilizada para o pagamento de salários. Além disso, 25% do que for arrecadado deve ser utilizado para apoiar projetos de desenvolvimento social associados à segurança, voltados para educação, cultura, esporte, assistência social, infraestrutura e ao combate à pobreza e à vulnerabilidade social.

Comentários