Image
22 outubro, 2019
Comentários

Deputado Marcelo Cabeleireiro preside audiência sobre desenvolvimento regional

Cerca de 300 pessoas participaram da audiência pública realizada na noite de segunda-feira (21) para discutir o desenvolvimento regional. A audiência, promovida pela Comissão Especial do Médio Paraíba na ALERJ, aconteceu no auditório da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Barra Mansa, e foi presidida pelo deputado estadual Marcelo Cabeleireiro. O objetivo foi apresentar o Plano de Desenvolvimento Regional elaborado pelo grupo LIDER. Estiveram presentes no evento, os prefeitos Rodrigo Drable (Barra Mansa) e Ednardo Barbosa (Pinheiral), além de outros representantes de Volta Redonda, Porto Real, Quatis, Piraí, Resende, Paraty e Rio de Janeiro.

Além de Marcelo Cabeleireiro – presidente da Comissão Especial – e dos prefeitos, fizeram parte da mesa: Thiago Santana – representando o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão; Débora Caride de Carvalho – representando o APL Metalmecânico; Osvaldir Denadai – reitor do UGB; José Carlos do Santos – Coordenador Diocesano da Pastoral do Empreendedor, representando o bispo Dom Luiz Henrique; Bruno Paciello– presidente da ACIAP de Barra Mansa; e Marcelo Rodrigues - presidente da CUT RJ.

Abrindo a audiência, o coordenador do grupo gestor LVMP, Antônio Carlos fez uma breve apresentação sobre o Grupo LIDER e agradeceu a oportunidade de expor o projetopara a população. “O LIDER existe com a metodologia de promover o desenvolvimento regional em vários locais do Brasil e em 2017 o trabalho foi iniciado no Médio Paraíba com a meta dealcançar esse desenvolvimento até 2030. O grupo começou com 40 pessoas e hoje tem mais de 100, todos voluntários”, disse, frisando e a iniciativa é do SEBRAE. O projeto foi dividido em quatro eixos prioritários: Turismo, Mobilidade, Tecnologia e Educação, mas, segundo Vilela, o grupo está aberto para trabalhar em novas áreas. “Conseguimos rastrear o que está sendo feito nos municípios nesses quatro eixos para elaborar essas as ações”, afirmou.

OS EIXOS

A empresária Denyse Singulani, coordenadora do eixo Turismo, apresentou cinco ações iniciais para alavancar o setor na região. São eles: Ciclo Turismo, com mapeamento dos 440 quilômetros que compreendem os 12 municípios, além do desenvolvimento de totens e placas indicativas dos pontos turísticos; Calendário de eventos; Divulgação em vídeos e panfletos/ Produtos Turísticos; e Produtos Turísticos de Consumo com levantamento de tudo que é produzido e consumido na região como café, doces, geléias e cachaça.

A parte de Mobilidade é composta por 12 ações e o coordenador Péricles Aguiar falou brevemente sobre a importância de criar um corredor entre Barra Mansa e Volta Redonda para desafogar o trânsito na rodovia. Também disse que já redigiram um documento com as demandas regionais para incluir na renovação da concessão da Nova Dutra.

O eixo Tecnologia foi apresentado por Eduardo Chaves e Débora Caride de Carvalho, que coordenaram a elaboração de cinco ações, sendo a principal delas, a implantação de um Polo Tecnológico no Sul Fluminense. “Nossa região merece e contamos com apoio do deputado para sensibilizar o governo estadual”, disse Eduardo.

Por fim, o secretário de Educação de Barra Mansa, Luís Fernando Vitorino, usou a palavra para falar sobre as ações direcionadas ao setor. Luís Fernando coordena o eixo Educação e destacou que a melhoria na qualidade da Educação Básica é primordial para os outros pontos também sejam executados. Ao todo, foram definidas nove ações, sendo a principal delas, a implantação de escolas inovadoras com meta de implantação de duas por ano até 2030. Também foi mencionada a importância de capacitar os gestores, estimular pesquisas e elaborar diagnósticos educacionais a fim de que trocar experiências.

ENCERRAMENTO

Após as explanações, o público teve oportunidade de usar a palavra e algumas pessoas fizeram suas considerações e deram sugestões como, por exemplo, uma melhor utilização da malha ferroviária. Péricles respondeu que já consta no projeto a implantação de uma linha de trem de passageiros e que, inclusive, está sendo feito um estudo de viabilidade pela ANTT para verificar se há interesse econômico para tal implantação.

Ao final, o deputado Marcelo Cabeleireiro frisou a necessidade de incentivar as empresas e fortalecer a geração de emprego e renda em todo Estado do Rio. “Precisamos combater a alta carga tributária para competirmos diretamente com outros estados como Minas Gerais e São Paulo. Hoje, os empresários têm muita dificuldade para se manter e sobreviver ao que ocorre no Rio”,ressaltou o parlamentar, lembrando que uma de suas bandeiras, desde a campanha, é para geração de emprego e renda.

Representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Santana falou sobre algumas ações que estão sendo realizadas pela pasta, incluindo o Fórum que está sendo organizado, as rodadas de negócios com startups e a reformulação do programa Compra Rio.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, discursou sobre a importância de unir as pessoas que estão dispostas a agir para tirar do papel as ideias e frisou ainda a necessidade de debater esse crescimento a nível regional. “Barra Mansa é uma cidade conectada às outras pela curta distância, pela ligação próxima entre as pessoas e os negócios. Por isso, precisamos falar de toda região e do potencial de cada cidade”, afirmou.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, faz parte do grupo LIDER e também falou sobre trabalho em conjunto “apesar das dividas territoriais”, citando o exemplo do que já ocorre na área da saúde com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que reúne representantes dos 12 municípios.

Em nome do grupo LIDER, Débora resumiu que o objetivo do projeto foi juntar as ações que eram realizadas separadamente por cada instituição e agradeceu o empenho do deputado Marcelo. “Foi em um bate-papo que nos propôs essa audiência e é uma grande oportunidade de darmos andamento a esse trabalho. O projeto existe, já está pronto, e é importante agora termos alguém para defendê-lo na ALERJ”, ressaltou.

Marcelo Cabeleireiro se colocou à disposição, agradeceu a parceria do grupo e de todos os participantes e colaboradores que se empenharam para garantir o sucesso da audiência. “Nós, políticos, estamos de passagem e hoje tenho a sorte de ser deputado e poder ajudar. No próximo dia 24, será realizado um Workshop de Desenvolvimento Regional com presença do governador Wilson Witzel e vou apresentar a ele tudo que foi debatido aqui para que possamos tirar do papel”, informou.

Comentários