Image
18 abril, 2022
Comentários

Deputado Marcelo Cabeleireiro propõe projeto de lei em benefício dos surdos

Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da ALERJ, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro protocolou mais um projeto de lei em benefício dos deficientes. Desta vez, voltado especificamente aos surdos. O projeto nº 5.309/22 obriga empresas de centrais de atendimento telefônico a disponibilizarem atendentes qualificados em LIBRAS para realizarem chamadas de vídeo.

“Precisamos facilitar a vida dessas pessoas, garantindo acesso aos serviços e a preservação de seus direitos”, ressaltou o autor da proposta. Para Marcelo Cabeleireiro, o atendimento por vídeo conferência é uma alternativa muito válida para proporcionar ao cliente surdo a oportunidade de ter um atendimento direto e eficaz.

O projeto abrange os atendimentos de Call Centers, Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) e congêneres. O deputado ressalta, em sua justificativa, que algumas empresas já oferecem atendimento alternativo aos surdos por chat, e-mail ou SMS, mas que ainda é preciso avançar. “No Brasil, 5,1% da população tem algum grau de deficiência. Isso equivale a aproximadamente 9,7 milhões de pessoas, sendo que cerca de 340 mil são surdas. Não podemos fechar os olhos para as dificuldades que essas pessoas enfrentam diariamente, tenho trabalhado muito à frente da comissão para termos avanço neste sentido”, acrescentou Marcelo Cabeleireiro.

O projeto de lei está passando pelas comissões da Casa para ser votado em plenário.

Comentários