Image
21 novembro, 2023
Comentários

Deputado Tande Vieira protocola Moção de Repúdio contra a Light e a Enel

O deputado estadual Tande Vieira (PP) protocolou, nesta terça-feira (21/11), na Alerj, um Moção de Repúdio contra a Light e a Enel em virtude dos péssimos serviços prestados pelas concessionárias nos recentes episódios de falta de energia elétrica em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

¨Em algumas cidades, a falta de energia elétrica durou mais de 48 horas, causando prejuízos incalculáveis a diversas famílias e empresários, demonstrando total falta de planejamento dessas concessionárias para atendimento da população em situações emergenciais, além de ausência explícita de um plano de manutenção, o que evitaria esse colapso da rede em diversas localidades¨, ressaltou o deputado.

Na manhã desta terça (21), moradores de alguns bairros de São Gonçalo e Niterói, na região Metropolitana, continuavam sem energia após o forte temporal que atingiu as cidades, no último sábado, mesmo a Justiça tendo determinado à Enel que a energia fosse restabelecida sob multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Os moradores das regiões Sul Fluminense e da Costa Verde, em especial de Volta Redonda, Resende e Angra dos Reis, também enfrentaram problemas pela falta de energia. Em Resende, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva ajuizou, este mês, uma Ação Civil Pública para que a Enel adeque a prestação do serviço aos parâmetros estabelecidos pela Aneel e indenize todos os prejuízos materiais e morais causados a seus consumidores.

Além de Niterói e São Gonçalo, os municípios mais afetados pela falta de energia ocasionadas pelo temporal, no último final de semana, foram Maricá, Itaboraí, Petrópolis e Macaé, além da Região dos Lagos. Clientes da Light, concessionária que atende 31 cidades do Rio, inclusive a capital, também ficaram sem luz. Bairros da Zona Norte e da Baixada Fluminense foram afetados, além da comunidade da Rocinha, que já estava há 11 dias sem luz e acabou sendo ainda mais prejudicada após o forte temporal.

Comentários