Desenvolvimento Rural promove reunião com produtores orgânicos, em Barra Mansa
Encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 25, no distrito de Floriano
A secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa realizou na tarde desta segunda-feira, dia 25, mais uma reunião com os produtores orgânicos do município. O encontro aconteceu na Fazenda do Salto, no distrito de Floriano, com a finalidade de encaminhar propostas de fomentar o cultivo de orgânicos. No encontro, representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) apresentaram algumas modalidades de apoio aos produtores visando o fortalecimento da cadeia produtiva. Entre as medidas expostas, estão cursos que abrangem desde a gestão até a parte técnica da produção orgânica, além de apoio técnico ao planejamento da produção e o acesso a novos mercados para comercialização dos alimentos orgânicos.
Dados apresentados pela secretária municipal de Desenvolvimento Rural, Danielle Fidélis, revelam que Barra Mansa tem hoje oito produtores de orgânicos com certificação. “A certificação garante a qualidade da produção e isso traz um grande diferencial no momento da comercialização com redes de supermercados, hotéis e restaurantes. Temos outros produtores em processo de certificação. Além disso, estamos fomentando a fruticultura orgânica”, detalhou a secretária.
Danielle ainda ressaltou que, graças ao cultivo dos orgânicos, é possível obter uma produção com qualidade e sabor diferenciado. “No município, conseguimos avançar com a comercialização dos orgânicos na feira que acontece semanalmente na Gare da Estação. Isso significa que estamos levando ao consumidor alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos. O sistema tem como base o desenvolvimento sustentável associado à preservação dos recursos naturais, à saúde do consumidor e à valorização do trabalhador rural”, disse.
O ex-secretário de Desenvolvimento Rural e vereador da bancada rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, afirmou durante a reunião a importância do desenvolvimento do trabalho de maneira cooperada. “A organização em cooperativas fortalece os produtores rurais e auxilia na comercialização da produção”, salientou. Também estiveram presente ao encontro o engenheiro agrônomo e representante da Fundação Mokiti Okada de São Paulo, Leandro Amado, e representantes da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) e da Abio (Associação de Agricultores Biológicos).
Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário apontam que o cultivo de produtos orgânicos está em ascensão no Brasil. A produção aumenta de 15% a 20% por ano.
Comentários