04 setembro, 2017
Comentários

Desfile cívico comemora Dia da Independência em Resende

A Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a Beira Rio, será palco na próxima quinta-feira, 7, do tradicional desfile cívico-militar comemorativo ao Dia da Independência. A parada, que contará com a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre representantes da Academia Militar das Agulhas Negras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, instituições como a Cruz Vermelha e clubes de serviço, e estudantes da Rede Municipal de Ensino, está marcada para às 9h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o evento, que comemora os 195 anos de independência do Brasil, será aberto oficialmente às 8h30, quando a Banda Sinfônica da Academia Militar executará o Hino Nacional e o Hino da Independência em frente ao palanque oficial das autoridades, localizado próximo ao Parque das Águas. Logo após, às 8h45, o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o comandante da AMAN, general André Luís Novaes Miranda, percorrerão a avenida, passando a tropa em revista.

Já às 9h começa oficialmente a parada. Ela será aberta pela Academia Militar que trará para a avenida 550 militares – o maior contingente do desfile. Logo depois, desfilarão os representantes da 37º Batalhão da Polícia Militar, seguidos do Corpo de Bombeiros. A seguir entram na área de desfile os integrantes da Guarda Municipal, seguidos da Cruz Vermelha. A fanfarra da Associação Pestalozzi de Resende, acompanhada de um grupo de alunos da instituição, será a sexta instituição a se apresentar, seguida dos representantes do Lions Clube, dos escoteiros e do Rotaract (integrantes do Rotary Clube, com idade entre 18 e 30 anos).

As comemorações pela passagem do dia da independência serão encerradas em grande estilo com a participação de 515 estudantes da Rede Municipal de Ensino – 335 deles comporão os pelotões das oito escolas que participarão do desfile, e os outros 180 integrarão as três fanfarras que se apresentarão ao longo da avenida durante a passagem dos estudantes. A ordem das apresentações é a seguinte: Escola Municipal Noel de Carvalho, Surubi e Geraldo da Cunha Rodrigues (acompanhadas da fanfarra da Escola Noel de Carvalho); Júlio Verne, Jardim das Acácias e Professor Carlinhos (acompanhadas da fanfarra da Escola Júlio Verne); Getúlio Vargas e Ciep 489 Augusto de Carvalho (acompanhadas da fanfarra da Escola Getúlio Vargas).

Trânsito – De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito o tráfego de veículos na Av. Rita Ferreira da Rocha (trecho entre as ruas Custódio José de Melo e Pandiá Calógeras), e nas vias transversais Pandiá Calógeras (via do Detran), Mário Periquito (via de entrada do teatro do Salesiano), Augusto Xavier de Lima (via da Prefeitura) e Sarquis José Sarquis (via do Senac), ficará interrompido das 7 às 13h. Durante este período, equipes da Guarda Municipal estarão de plantão nessas vias para garantir o direito de ir e vir dos moradores.

Comentários