29 agosto, 2016
Comentários

Desfile de 7 de Setembro de Volta Redonda terá 10 mil participantes

Parada cívico-militar reunirá mais de 70 entidades na Avenida Paulo de Frontin, bairro Aterrado

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Prefeitura de Volta Redonda está acertando os últimos detalhes para realizar o Desfile Cívico Militar do Dia da Independência do Brasil - 7 de Setembro - na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado. No final da semana passada, o assessor de Comunicação Social, Ricardo Ballarini, se reuniu com as entidades que participarão do evento e definiu, entre outras coisas, a ordem do desfile. A expectativa é de que o evento reúna mais de 10 mil pessoas desfilando com a participação de 70 entidades. O desfile, que acontece na parte da manhã, será dividido em quatro fases com início às 8h30. Antes do desfile, haverá a cerimônia de hasteamento de bandeiras, na Praça Sávio Gama, às 8h.
“Este ano, nós teremos o Tiro de Guerra e o Grupo de Reservistas também de Barra Mansa, que desfilam pela primeira vez em nossa cidade. Bem como 80 ciclistas do grupo Bike Anjo e grupos de carros rebaixados que estarão na última fase do desfile. Depois de ficar algum período sem participar, estão de volta o Colégio do Instituto Batista Americano e os alunos da escola Sesi/Senai”, disse Ballarini, que durante o encontro, aproveitou para lembrar às entidades que devem respeitar a Lei Eleitoral. “Não é permitido qualquer tipo de propaganda política dentro da pista do desfile, seja por quem desfila ou nos vidros e latarias dos veículos”, advertiu o assessor.
A banda da prefeitura deverá ter uma atuação maior no desfile, pois ela se apresenta sempre que uma das unidades participantes se apresenta sem banda de música. “Teremos um palanque preparado para receber os músicos, que deverão participar de vários momentos do desfile. Com isso, teremos som o tempo todo para todas as entidades que participam do desfile sem bandas”, explicou Ballarini.
O desfile contará também com representantes da Associação dos Ex-combatentes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, quatro Grupos de Escoteiros e os grupos da Melhor Idade das Secretarias de Esporte e Lazer e Ação Comunitária. Na segunda fase entrarão a Ordem Demolay e Filhas de Jó, UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Fundação Beatriz Gama (FBG) e os alunos da Rede Municipal de Ensino. “O desfile da Educação, distribuído por segmentos de ensino, terá 800 alunos, além das Bandas Mini, que fazem parte do Projeto Volta Redonda Cidade da Música. Cada pelotão será formado em média por alunos-músicos de cinco escolas municipais”, disse o representante da Secretaria de Educação, Reginaldo Roque, presente na reunião.
Um pelotão de bandeiras e a Banda Marcial abrirão o desfile das cinco escolas da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), que também terá a participação dos idosos da Academia da Vida Oscar Cardoso e alunos do Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira. Em seguida, abrindo a terceira fase do desfile, entram o Centro Educacional Arco Íris, Colégio Batista, Escolas Sesi/Senai e Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). Veículos antigos e rebaixados, ciclistas, motociclistas vão desfilar na última fase do desfile. Entrarão o grupo Bike Anjo, Equipe de Kart, Falcões de Ação Moto Clube, Jeep Clube, equipes Thugs e Vivendo no Baixo e o Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda, que trarão 40 carros raros e conservados.
Para estruturar o evento, serão disponibilizadas duas ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além da distribuição de água para os participantes, ponto de encontro para casos de crianças perdidas, atuação da Guarda Municipal, na pista do desfile e no trânsito em ruas próximas ao evento. O evento também terá o policiamento da Policia Militar e para ajudar na concentração e andamento do desfile, a coordenação conta com a participação de professores e estagiários de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).
“Os moradores do Aterrado serão informados através de boletins que o trânsito na Avenida Paulo de Frontin ficará fechado desde a zero hora do dia 7 de setembro, quarta-feira. O estacionamento nesta via também estará proibido, no trecho que vai do muro da rede ferroviária, até a Rua Luiz Pereira (próximo ao Supermercado Royal)”, disse o assessor, destacando que a Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser) ficará encarregada de fazer a demarcação da rua do desfile.

Comentários