27 junho, 2016
Comentários

Detran RJ estuda instalar posto de vistoria empresarial na região

Assunto foi debatido durante reunião do Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda com diretora do órgão

Representantes do Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 27, com a diretora de registro de veículos do Detran RJ, Carla Adriana Pereira. O encontro foi realizado na unidade do Sest/Senat, em Barra Mansa, e também contou com a presença de empresários do setor de transporte. A pauta principal foi sobre a obrigatoriedade do órgão para vistoria volante de veículos de empresas com mais de 30 carros na frota.

"Nossa solicitação é que a vistoria volante possa ser opcional e não obrigatória. Caberá ao empresário definir o que é melhor: o inspetor ir até ao pátio da empresa vistoriar os carros ou enviar o veículo ao posto do Detran", explicou Péricles de Aguiar, diretor do Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense).

A diretora do Detran RJ argumentou que os postos de vistoria do estado não foram projetados para receber veículos pesados. "Mas entendemos que as vistorias volantes podem causar transtornos às empresas, que têm que deixar os veículos parados no pátio. Por isso, estamos estudando uma solução a médio prazo: instalar um posto de vistoria exclusivo para frotas de empresas às margens da Rodovia Presidente Dutra, entre as cidades de Barra Mansa e Volta Redonda", revelou Carla Adriana. Segundo ela, a proposta foi debatida nesta segunda-feira e a expectativa é que nos próximos meses se concretize.

Outra demanda dos empresários foi com relação a vistoria de veículos em trânsito. Atualmente, somente a frota à gasolina pode realizar esse tipo de vistoria. "Assumo compromisso com o Fórum que vamos editar a portaria que trata desse assunto e incluir os veículos a diesel na vistoria em trânsito", disse a diretora do Detran RJ. Ela também garantiu que os serviços do órgão, com exceção de licenciamento anual, poderão ser agendados para o posto do município sede da empresa.

Cadastramento - Outra conquista para as empresas de logística foi a possibilidade de cadastramento de veículos e empresas ainda não credenciados ao Detran na própria região. Na próxima segunda-feira, dia 04 de julho, das 10h às 17h, uma equipe do órgão estará no Sest/Senat Barra Mansa para realizar esse serviço. "Em dias previamente agendados, essa equipe estará na cidade para fazer o cadastramento. Assim, as empresas não precisam ir até a sede do Detran, no Rio de Janeiro", afirmou Péricles.

A assistente operacional do Grupo Toniato, Chrislaine Caetano, elogiou a promoção da reunião com a diretora do Detran RJ. Foi uma oportunidade de expor problemas e debater soluções. Nossa empresa tem mais de 400 veículos e temos tido muitas dificuldades para agendar as vistorias. Esperamos que esse posto esteja funcionando em breve", contou Chrislaine.

A diretora do Detran agradeceu a receptividade do Fórum e dos empresários. "Essa parceria com público-privada é muito importante para aperfeiçoar os serviços. Escutamos as reivindicações e temos certeza que vamos conseguir avançar no atendimento", comentou Carla Adriana. "Saímos muito satisfeitos do encontro. Agora, vamos acompanhar o atendimento das demandas e auxiliar para que o posto de vistoria empresarial esteja funcionando em breve", finalizou Péricles.

Reunião ALERJ - Nesta terça feira, dia 28, membros do Fórum vão participar de uma reunião com a Comissão de Tributação, Finanças e Controle da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). O Fórum vai pedir a suspensão da cobrança de taxa e de procedimentos burocráticos criados para retificação extemporânea de arquivos digitais não retificados em 90 dias. Outra demanda será a prorrogação de prazo para cancelamento de nota fiscal eletrônica de 24h para 72h.

Comentários