Image
15 dezembro, 2017
Comentários

Dezembro Vermelho: Campanha em Itatiaia alerta para o uso de preservativos

 Itatiaia aderiu a campanha ‘Dezembro Vermelho’, que tem como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids e durante todo o mês a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais estará intensificando as atividades de prevenção e combate as doença sexualmente transmissíveis.
Dentre as ações de prevenção está o alerta sobre a importância do uso de preservativos (camisinhas) durante as relações sexuais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os preservativos, um dos métodos mais eficazes para prevenir contra a Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), estão disponíveis nas unidades de saúde e para ter acesso, basta o munícipe solicitar.
- É muito importante o uso do preservativo masculino porque ele ajuda a prevenir o HIV e as ISTs como sífilis, gonorreia, herpes e também as hepatites virais e o vírus HPV,causador do câncer de colo de útero. Podemos dizer também que a camisinha é higiênica, fácil de usar, está disponível nas unidades de saúde e pode ser carregada na bolsa ou no bolso, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Rozimeire Franco.
Atualmente uma média de 30 pacientes são atendidos pelo Programa IST/AIDS no município e atenta ao surgimento de novos casos, para facilitar a identificação da infecção e agilizar o processo de tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando o teste rápido em todas as unidades de saúde no município.
Conforme explica Rozimeire Franco, o teste rápido é feito de forma gratuita e sigilosa por profissionais treinados para o aconselhamento pré e pós teste. Por meio dele é possível identificar os anticorpos contra o HIV.
  - O teste rápido é disponibilizado em todo o território nacional para os municípios que aderiram a metodologia e treinaram as equipes, porém orientamos o paciente a procurar atendimento no município de residência. Por meio dele o cidadão pode ter o resultado em até 30 minutos. Caso o teste dê um resultado positivo, o paciente recebe o aconselhamento e é encaminhado para o serviço de referência do município, que em Itatiaia é o Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, explicou a diretora de Vigilância em Saúde.
O paciente portador do vírus HIV pode ser atendido em qualquer município, porém a Secretaria Municipal de Saúde orienta que procure o município de residência para facilitar o acesso.
- O diagnóstico positivo precoce do HIV permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto, salientou Rozemeire Franco.
Em Itatiaia o Programa IST/AIDS e Hepatites Virais funciona na Policlínica Municipal, localizada na Avenida dos Expedicionários, n°175. O Agendamento para atendimento pela equipe é realizado de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas no local ou pelo telefone (24) 3352 6934.

Comentários