18 novembro, 2016
Comentários

Dia da Consciência Negra resgata tradicional manifestação cultural no Vale do Café

Programação inclui história, música e cultura de origem africana em Rio das Flores, Vassouras e Barra do Piraí
A segunda quinzena de novembro reúne a Proclamação da República, no dia 15, e o Dia da Consciência Negra, no dia 20, datas do calendário que fortemente relacionam-se com a ocupação do Vale do Café, feita pelos escravos africanos e barões europeus. O Vale viveu intensamente o auge do Império e sentiu na mesma intensidade sua crise, vendo seu território abandonado pelos recém-arruinados fazendeiros e novos trabalhadores em liberdade. As fazendas históricas, abertas à visitação, são o retrato do passado que fazem o contraponto entre duas realidades que conviviam lado a lado: além de mostrar a rotina dos barões, revelam o pulsar de vida e resistência que existiam nas senzalas, que traduziram-se em belas manifestações culturais como o jongo, a capoeira e o maculelê.

O jongo, primeira manifestação de matriz africana de origem fluminense a ser registrada como patrimônio imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com origem nas senzalas das fazendas de café, tem presença garantida nessa semana comemorativa. Ele é vivido no sarau afro apresentado na Fazenda União, hotel histórico em Rio das Flores, que oferece aos finais de semana jantar com menu de época, visita guiada ao casarão do século XIX e à réplica da senzala. Na Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, o grupo Associação Cultural Sementes D’África faz apresentação de jongo no dia 20, domingo, após percurso que se inicia com visita guiada e almoço que tem feijoada no menu.

Das comunidades jongueiras que ainda permanecem na região do Vale do Café, cinco delas atuam através de associações, entre elas a Associação Sementes D’África, de Barra do Piraí e a Associação Jongo Caxambu Renascer, de Vassouras, que a cada ano se mobilizam para celebrar o dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares, na Bahia, e reverenciar seus ancestrais com atividades gratuitas à população.

Esse ano, entre os dias 19 e 20, a Associação Jongo Caxambu Renascer, de Vassouras, realiza junto a Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Severino Sombra (USS), o XII Encontro de Promoção de Igualdade Racial, que irá reunir diversos grupos populares da região como Caninha Verde, Folia de Reis, Capoeira e Jongo. Também acontece a Feira da Saúde, com atuação voluntária dos alunos de farmácia e enfermagem da Universidade, palestra sobre o significado da data, feijoada com pagode para arrecadação de fundos para a associação jongueira e encerramento com apresentação do grupo anfitrião.

Um dos momentos mais esperados dos eventos em Vassouras e em Barra do Piraí é o Desfile Beleza Negra, ou o Projeto Beleza Negra, que tem como objetivo a promoção da igualdade racial através da auto estima e valorização da estética negra. Em Vassouras há participação de adultos e crianças, os primeiros no dia 19, sábado, e os menores no dia 20, domingo. Em Barra do Piraí o concurso acontece em uma única etapa, no dia 20, e no dia anterior, sábado, uma peça teatral será encenada às 9h no Centro e a tradicional comunidade de Areal recebe a Associação Cultural Sementes D’África para uma grande roda de jongo a partir das 17h.

Como inspiração histórica é algo abundante na região, o projeto itinerante Circuito Brasil retoma o costume de antigas companhias artísticas de visitar as cidades do interior e leva cultura, arte e alegria a cinco municípios do Vale do Café entre os dias 13 e 19 de novembro. Idealizado pelo músico e poeta Sylvio Fraga, que apresenta-se com o Quinteto em seu “caminhão-palco” nos municípios de Resende, Barra do Piraí, Piraí, Vassouras e Três Rios, também fazem parte do programa uma exposição de pinturas, doação de livros de poesia e realização de oficina musical, tudo gratuito.


Serviço:


Visitação Fazendas Históricas do grupo Vale do Café Rio
Site: https://valedocaferio.wordpress.com/Facebook:
Facebook: ValedoCafeRio

Fazenda União:
11 a 15/11, sexta a terça-feira
Feriado Proclamação da República com festa havaiana, sarau afro, música ao vivo, visitação histórica, entre outras.
Contato: (24) 2491-1044 | 2491-2685

Fazenda Ponte Alta
20/11, domingo
Hora: 10h às 16h
Visita guiada, sarau histórico, almoço (feijoada) e apresentação de jongo.
R$ 120,00 por pessoa
Contato: (24) 2443 5159 | 2443 5005

Projeto Circuito Brasil com Sylvio Fraga e Quinteto:
Dia 13/11 em Resende, dia 15/11em Barra do Piraí, dia 16/11 em Piraí, dia 17/11 em Vassouras e dia 19/11 em Três Rios.
Contato: (21) 2259-6042

XII Encontro de Promoção de Igualdade Racial
Local: Esporte Clube XV de Novembro, Vassouras, RJ
Contato: (24) 2471-8358

Dia 19/11, sábado:
09h às 14h – Feira da Saúde
20h – Abertura do evento
21h- Desfile Beleza Negra Masculino e Feminino

Dia 20/11, domingo:
12h – Feijoada com Pagode
14h –Oficina e Manifestações Populares
17h – Desfile Beleza Negra Mirim
20h30 – Encerramento Grupo Jongo Caxambu “Renascer”


Programação Semana da Consciência Negra Associação Cultural Sementes D’África:

19/11, Sábado:
Apresentação Teatral
Local: Praça Nilo Peçanha, s/nº, Barra do Piraí, Rj
Hora: 09h

Apresentação de Jongo/Caxambu
Local: Comunidade de Areal
Hora: 17h

20/11, Domingo:
Projeto Beleza Negra
Local: Barra Tênis Clube
Endereço: Avenida Ernani Amaral Peixoto, 137, Centro, Barra do Piraí, Rj
Hora: 18h

Comentários