Dia do coração: Santa Casa de Barra Mansa possui setor que é referência em cardiologia
Unidade médica realiza cerca de 2,5 mil procedimentos por ano e atende a 27 municípios do Estado do Rio, pelo SUS
No próximo sábado, dia 26, o país comemora o Dia Nacional do Coração e a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa tem motivos de sobra para celebrar a data. O hospital é referência no estado em procedimentos de hemodinâmica. Ao todo, 27 municípios recebem atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no setor, que realiza, em média, 2,5 mil procedimentos por ano, entre eles: cateterismo, angioplastia e arteriografia.
Antes da implantação do setor na Santa Casa de Barra Mansa, os pacientes cardíacos que precisavam realizar tais procedimentos, se deslocavam para outros municípios. Segundo o administrador e médico do setor, Marco Antônio Mannarino, a cidade mais próxima era Cabo Frio. “A Santa Casa é um hospital de portas abertas, que tem como principal atividade o atendimento aos usuários do SUS, e esse é um dos principais quesitos para a secretaria estadual de Saúde implantar a hemodinâmica”, explicou o médico, acrescentando que a prioridade é o atendimento humanizado.
“Nós prezamos o acolhimento. Não interessa se é paciente do SUS ou particular, aqui todos são tratados com a mesma prioridade e respeito”, contou.
Marco revelou ainda, que está em andamento um projeto para ampliação da unidade. “Além do planejamento para aumentar a UTI em 20 leitos, está em andamento a implantação de uma segunda máquina de exames, para melhorar e ampliar, cada vez mais nosso atendimento”, anunciou.
“Pouca gente sabe da estrutura que temos em nossa cidade. É necessário um investimento pesado em maquinário e capacitação da equipe. Para nós, é um orgulho podermos dizer que a Santa Casa, atualmente, possui uma das melhores equipes de cirurgia de alta complexidade cardíaca”, comentou o diretor administrativo da Santa Casa, Altair Carvalho.
Comentários