16 setembro, 2019
Comentários

Diagnóstico de hanseníase: carreta com serviços de saúde atenderá moradores em Itatiaia

Profissionais da rede municipal de Saúde de Itatiaia participarão nesta quinta (19) e sexta-feira (20) do projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde”, que será realizado no Parque das Águas, em Resende. A ação vem sendo realizada em todo o estado do Rio de Janeiro e é uma parceria entre os municípios, os Governos Federal e Estadual e o MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), para principalmente identificar casos de hanseníase.

- Itatiaia participará com enfermeiro, fisioterapeuta, dentista, médico e um profissional de laboratório. A ação acontecerá na cidade vizinha, mas é importante esclarecer que moradores de Itatiaia também fazem parte do público alvo. É uma iniciativa muito importante pois o diagnóstico precoce é fundamental. Será um momento de se informar sobre os aspectos clínicos e sociais da doença e além disso, terão outros serviços de saúde – afirmou a coordenadora dos Programas Especiais de Saúde de Itatiaia, Graziele Diniz Freitas.

A coordenadora destacou ainda que o morador de Itatiaia que tiver interesse em participar ou alguma dúvida, basta procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro para mais informações.

A “Carreta da Saúde” é um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório e atenderá. No veículo, exames como a Baciloscopia de Linfa são feitos em quem apresentar manchas avermelhadas pelo corpo. Todos que recebem o diagnóstico serão encaminhados para tratamento. Além de diagnosticar casos de hanseníase, a equipe do programa disponibilizará testes para HIV, Hepatite e Sífilis.

Horários:

19/09: 9h às 17h

20/09: 09h às 16h

Local: Parque das Águas - Resende

Comentários