15 janeiro, 2019
Comentários

Diocese se prepara para o Dia de São Sebastião

Padroeiro de três paróquias na diocese e presente em outras comunidades, São Sebastião receberá homenagens no próximo dia 20. O dia do mártir será marcado por comemorações nas regiões pastorais com celebrações e procissões em honra ao santo defensor da Igreja.

A cidade de Barra Mansa celebra seu padroeiro durante todo o dia na Igreja Matriz, no Centro da cidade. Logo cedo, às 6 horas, uma Alvorada Festiva abre as comemorações. Às 7h30 será celebrada a primeira missa, animada pela Pastoral Familiar. Às 9h30 é a vez das crianças participarem da procissão, seguida de missa pela Iniciação da Vida Cristã. Dom Francisco Biasin encerra as comemorações na cidade, às 15 horas, com Missa Solene seguida de procissão.

Em Volta Redonda a primeira missa será às 7h30 na paróquia no bairro Retiro. Às 9 horas haverá carreata e às 18 horas será a procissão saindo da comunidade São José Operário, no bairro Vila Brasília, em direção à igreja São Sebastião, seguida de Missa Solene.

Já em Resende dom Francisco Biasin preside a Missa Solene às 18 horas no bairro Campos Elíseos, de onde seguirá procissão pelo bairro.

 

Um pouco sobre o Santo*

São Sebastião nasceu no final do século III, em Narbônia, na Gália, atual França, mas foi criado por sua mãe em Milão, na Itália, de acordo com os registros de Santo Ambrósio. Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda pequenino. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo, mas foi perseguido por isso.

Pressionado pelo imperador Diocleciano precisou escolher entre a fé e o posto no exército romano. Ao escolher a fé foi ordenado que fosse morto a fechadas. Porém resistiu e foi cuidado por locais. Voltou a pregar e por isso foi espancado até a morte, por ordem do imperador, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma. Santa Luciana resgatou e sepultou-o nas catacumbas. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportadas para a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, construída pelo imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, Roma estava assolada por uma terrível peste, que vitimou muita gente. Entretanto, tal epidemia desapareceu, a partir da hora da transladação dos restos mortais desse mártir.


Comentários