11 abril, 2016
Comentários

Diretores de escolas de Resende recebem orientações sobre prevenção à gripe

A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira, dia 12 de abril, palestra para diretores de escolas da rede municipal sobre as medidas de prevenção contra gripe, às 14 horas, na Casa da Amizade. A técnica do Serviço de Epidemiologia Lúcia Albuquerque reforça que as ações de higiene são fundamentais para evitar a doença, como manter os ambientes ventilados, proteger o rosto com lenço preferencialmente descartável antes de espirrar ou tossir e, depois disso, lavar bem as mãos e evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos. Outro procedimento importante é evitar locais fechados e aglomerações, caso apresente sintomas gripais, como febre, tosse, dor de cabeça ou de garganta.
Durante a reunião os diretores receberão também uma circular informativa, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação. O documento destaca o que é a gripe H1N1, os sintomas e os cuidados necessários para recuperação e sobre a prevenção. A circular será entregue para diretores de 61 unidades da rede municipal, entre escolas e creches.
- A Secretaria está preocupada com a disseminação da gripe H1N1. Por isso, estamos começando uma campanha de divulgação através das unidades da rede. Temos mais de 14 mil alunos e as informações vão circular por meio dos profissionais, alunos e seus familiares. Um dos nossos objetivos é intensificar as informações sobre a prevenção – destacou o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
As orientações também serão repassadas pelo Programa Saúde na Escola, que realiza palestras em unidades de ensino da rede pública e privada do município.
A Secretaria de Saúde de Resende enviou na quinta-feira, dia 7, um ofício à Secretaria Estadual de Saúde pedindo a antecipação da campanha de vacinação contra gripe, marcada pelo Ministério da Saúde para 30 de abril a 20 de maio. Serão vacinadas crianças de 6 meses até cinco anos, idosos, pacientes com doenças crônicas, grávidas, mulheres em pós-parto e profissionais de saúde.
- A campanha está prevista para começar no dia 30 de abril, mas diante de dois casos confirmados de morte pela gripe A/ H1N1 no município, a secretaria solicitou o adiantamento e aguarda uma resposta do estado – informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.
Resende registrou duas mortes pela doença neste ano, e um caso ainda aguarda resultado de exame.

Comentários